Quinta-feira, 18 de julho de 2019

10/07/2019 - 13h18 / Atualizada 10/07/2019 - 14h04

Alunos da UEPG participarão do Parlamento Universitário da Alep

por Aline Jasper

A Universidade Estadual de Ponta Grossa terá dois representantes na edição 2019 do Parlamento Universitário da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep). Os alunos Isadora Henneberg Reis e Matheus Fernandes estão entre os 54 deputados selecionados pelas instituições de ensino superior para passar um período na Alep, apresentar projetos e simular as atividades do legislativo.

O Parlamento Universitário acontecerá de 18 a 26 de julho, e conta com representantes de 12 instituições de ensino superior. O número de inscritos nesta edição do projeto foi recorde: 1419 alunos.

Os participantes têm até o dia 15 de julho para enviar suas propostas de projetos. As matérias serão apreciadas pelas diretorias Legislativa e de Assistência ao Plenário da Casa. Os alunos precisam estar atentos às atribuições do poder legislativo e às demandas gerais ou de sua região, da mesma forma que os deputados da Assembleia.

A posse dos deputados universitários ocorrerá na tarde do dia 18, mesmo dia em que ocorrerá a eleição da Mesa Executiva e do governador universitário. A sexta-feira, dia 19, está reservada para a definição das comissões permanentes e distribuição das proposições apresentadas pelos deputados.

O Parlamento Universitário é um projeto de ensino, pesquisa e formação política que simula atividades da Assembleia Legislativa. O objetivo é oferecer aos cidadãos, em especial aos graduandos, o conhecimento e a vivência das atividades políticas do parlamento. O Parlamento Universitário adota a simulação como metodologia de trabalho. Os participantes atuam diretamente nos trabalhos parlamentares. De acordo com o regulamento, o objetivo é vivenciar o funcionamento da Assembleia Legislativa e conhecer a dinâmica das instituições democráticas.