Terça-feira, 20 de agosto de 2019

09/08/2019 - 09h19 / Atualizada 09/08/2019 - 12h48

UEPG lança hoje a nova identidade visual do Festival Nacional de Teatro

por Luciane Pereira da Silva Navarro

A Universidade Estadual de Ponta Grossa apresenta o novo logotipo do Festival Nacional de Teatro (Fenata).  Depois de muitas edições com o mesmo logotipo, a 47ª edição do evento entra no projeto de modernização da comunicação da instituição e apresenta ao público a sua nova identidade visual, criada pela Coordenadoria de Comunicação da UEPG. O lançamento acontece hoje às 11h nas redes sociais da UEPG com a publicação de um vídeo do Festival.

Para a Pró-reitora de Extensão e Assuntos Culturais, Cloris Grden, o lançamento está alinhado à proposta de modernização das marcas institucionais e também inaugura uma nova fase do festival. "A nova marca é alegre e vibrante. Certamente, o público e os artistas vão recebê-la muito bem", afirma Grden. Sandra Borsoi, coordenadora do festival, acredita que a marca é eficaz em comunicar, pelo colorido e união entre as letras, a proximidade entre públicos diversos em espetáculos itinerantes que acontecem diferentes palcos, teatro, rua, escolas, asilos e penitenciária. "O logotipo traz esta sensação de união e alegria que atrai grupos de todo o Brasil há tanto tempo", conclui.

“A modernização da comunicação festival faz parte de um projeto maior institucional que respeita a história da Universidade e, ao mesmo tempo, atualiza suas marcas, aproximando-as ainda mais de seus públicos”, afirma o reitor Miguel Sanches Neto. "O Fenata é um marco na história do teatro brasileiro e também um patrimônio cultural dos 50 anos da Universidade", enfatiza Sanches.

Simbologia da marca

O logotipo criado pela Coordenadoria de Comunicação foi pensada a partir de triângulos que remetem essencialmente à iluminação de palco, o que é perceptível especialmente no duplo A da marca e nos espaços entre as letras. Cada A é aberto e aponta para cima, o que dá um caráter ascendente à proposta visual, transmitindo a ideia de alegria, crescimento e movimento.

De acordo com a coordenadora da CCOM, Luciane Navarro, a marca tem apenas elementos tipográficos, que constituídos num único bloco vertical, acabam por, secundariamente, dar a forma de coluna ao logotipo. "Não inserimos nenhum desenho, como palco ou máscaras, que pudesse limitar a visão do que é o teatro hoje, uma arte diversa, itinerante e aberta a transformações", diz. "As letras ligadas comunicam o conceito primordial do Festival a integração, proximidade e conexão entre públicos e artistas", complementa.

O Festival

A  mostra acontece de 22 a 27 de outubro, em vários espaços culturais da cidade paranaense. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no link. Os interessados em participar do festival devem enviar os documentos exigidos para o e-mail 47fenata.uepg@gmail.com, até a meia-noite do dia 30 de agosto.

De acordo com Sandra Borsoi, coordenadora do evento e diretora de Assuntos Culturais da Proex, "o 47° FENATA pretende mais uma vez oportunizar ao público o teatro como representação e decodificação da vida. Entendemos que o FENATA deste ano será um presente da DAC/PROEX aos 50 anos da UEPG: o teatro faz parte desta história.  Por isso, vamos organizar um festival com muita alegria e sensibilidade. Será um FENATA que vai nos transportar para cenários imaginários e mostrar a necessária vitalidade da cultura à nossa sociedade. Desde já, no processo de sua organização, a comunidade está convidada a vivenciar com expectativa e leveza, a alegria de cortinas que novamente vão se abrir e nos fazer vislumbrar grandes espetáculos", afirma.

Nesta edição, os grupos/cia poderão se inscrever nas seguintes categorias de espetáculos teatrais: teatro adulto; teatro infantil/bonecos/animação; teatro de rua; teatro Telmo Faria; teatro Campos Gerais (apresentações em espaços alternativos/escolas); mostra especial e espetáculos convidados para a abertura e encerramento do evento.

Dentre as categorias, o teatro Campos Gerais visa fomentar a apresentação de grupos locais ou da região em espaços alternativos e escolas. Já a Mostra Especial tem por objetivo levar o teatro ao público portador de necessidades especiais e ao público carente das regiões periféricas de Ponta Grossa e municípios conveniados. Não há limites para a inscrição de peças por grupo teatral, desde que enviadas em e–mails separados, cabendo à Curadoria do Festival a seleção dos participantes, tendo em vista a dimensão do evento.

Colaboração: Vanessa Hrenechen