Terça-feira, 20 de agosto de 2019

« voltar

09/08/2019 - 13h49 / Atualizada 09/08/2019 - 13h58



Professora da UEPG e assistente social do HU participam da Conferência Nacional de Saúde


por Aline Jasper

Nesta semana, aconteceu em Brasília - DF a 16ª Conferência Nacional de Saúde. Representando a UEPG e o Hospital Universitário, a professora Fabiana Teixeira Alves e a assistente social Inês Chuy Lopes foram delegadas durante o evento.

Após a participação nas etapas prévias (municipal e estadual), as delegadas adquiriram o direito de representar Ponta Grossa e o Paraná. Como destaca Inês, todas as propostas levadas pelo Paraná foram aprovadas na assembleia final da Conferência. Segundo ela, a função do delegado é analisar e debater propostas, tendo direito a voz e voto em todas as atividades. "O delegado deve ter em mente a melhoria da saúde no país e primar pela defesa dos direitos dos usuários do SUS", complementa.

A assistente social participou ainda da reunião com outras profissionais da área que participaram do evento, em um momento de troca de experiências e informes sobre ações do Serviço Social na área da saúde, promovido pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS).

A professora Fabiana participou do eixo temático de financiamento. Segundo ela, é preciso defender uma gestão eficiente para o combate de todas as formas de desperdício e pela  melhor utilização dos recursos públicos com adoção de boas práticas de governança. "Sabemos que a contenção de gastos na saúde fatalmente reduz ou interrompe serviços, significando sempre um potencial de aumento de risco de doenças e de agravos com reflexos desastroso sobre a saúde de pessoas", relata.

Junto ao evento, aconteceram atividades de pesquisa, culturais e autogestionadas. As representantes da UEPG organizaram ainda uma moção de interesse da comunidade ao apoio do aleitamento materno exclusivo, bem como a solicitação de códigos de referência operacional para registro em âmbito hospitalar. "O Teste da Linguinha é importante para evitar o desmame precoce. Conseguimos 400 assinaturas e aprovação na plenária Final", comemora a professora Fabiana.

A Conferência Nacional de Saúde é o maior fórum de participação social do país e reúne mais de 5000 pessoas para traçar as diretrizes para as políticas públicas de saúde no Brasil. Neste ano, o tema foi "Democracia e Saúde" e os principais eixos temáticos, "Saúde como Direito", "Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde" e "Financiamento do Sistema Único de Saúde".

Durante o evento, foi avaliada a política nacional de saúde e sua inserção em um estado democrático de direito, além do contexto de continuidade e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, se elaborou o Plano Nacional de Saúde para 2020-2023.

Campus Uvaranas - Av. General Carlos Cavalcanti, 4748 - CEP 84030-900 - GPS: 25°5'23"S 50°6'23"W
Campus Central - Praça Santos Andrade, 1 - GPS: 25°5'11"S 50°9'39"W
Fone: (42) 3220-3000 / 3220-3300 - Ponta Grossa - Paraná
Copyright © 1996-2019 - Núcleo de Tecnologia de Informação - UEPG