Terça-feira, 20 de agosto de 2019

« voltar

13/08/2019 - 10h30 / Atualizada 13/08/2019 - 16h21



Organização do 17º Conex e 2º Eaex divulga programação de abertura e ensalamento


por Luciane Pereira da Silva Navarro

O 2º Encontro Anual de Extensão (Eaex) e 17º Encontro Conversando Sobre Extensão (Conex), promovido pela Diretoria de Extensão Universitária (DEU) da Proex, iniciam amanhã (14). Os apresentadores inscritos podem verficar o ensalemento pelo siseve.apps.uepg.br/eaexconex2019/cronograma.

A programação tem início às 9h da manhã, no Espaço Cultural da Rádio Santana, com a oficina Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que trará indicadores, exemplos de projetos e dinâmica para definição de plano de ação. De acordo com a organização, "os ODS constituem uma ambiciosa lista de tarefas para todas as pessoas, em todas as partes, a serem cumpridas até 2030, de acordo com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O público-alvo são docentes, acadêmicos, agentes universitários, população em geral". A ministrante será Aline Calefi Lima, Jornalista, especialista em Comunicação Audiovisual pela PUC Paraná, especialista em Pensamento Político Brasileiro pela Universidade Federal de Santa Maria e consultora no SESI Paraná.

A segunda oficina será sobre a Economia Solidária e Tecnologia Social, às 14h, no Espaço Cultural da Rádio Santana. A oficina visa apresentar e discutir sobre os conceitos fundamentais de Economia Solidária e de Tecnologia Social, bem como dos exemplos de sua prática concreta, sobretudo no campo de atuação do programa de extensão “Incubadora de Empreendimentos Solidários” da Universidade Estadual de Ponta Grossa - IESol/UEPG. Esta temática permite uma interação com a comunidade na resolução de efetivos problemas, unindo ensino, pesquisa e extensão em benefício da sociedade. Público-alvo: Docentes, acadêmicos, agentes universitários, população em geral.

Abertura

A palestra de abertura acontece às 19h na Proex. A professora Mari Regina Anastácio, docente da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná, vai palestrar sobre o "Círculo de Diálogo sobre a Curricularização da Extensão Universitária: Desafios Atuais e Transformação Social". A docente da PUC-PR fará uma ação diferenciada. "Faremos um diálogo positivo, com escuta autêntica à comunidade universitária e explanação sobre pontos centrais da atual legislação sobre a curricularização da extensão, preocupação recorrente de docentes da UEPG", diz.

Mari destaca que a curricularização da extensão é um mecanismo que pode auxiliar na solução de problemas do mundo real, a serem abordados como parte do currículo, relacionando o conhecimento disciplinar, fomentado pelo ensino e pela pesquisa, com a construção de soluções situadas e contextualizadas para a sociedade. "Na minha visão, reflete a preocupação em  valorizar um dos tripés da universidade [ensino, pesquisa e extensão], que até então estava com menos prestígio no processo de avaliação institucional, realizado pelo MEC [Ministério da Educação]", conta a professora.

Mari Regina é doutora em Educação na área de Formação de Professores e Educação Transformadora no Ensino Superior. A abertura do evento acontece no dia 14 de agosto a partir das 19h na Praça Marechal Floriano Peixoto, 129 Centro - Auditório da Proex.

A agenda dos eventos prevê rodas de conversa, palestras, oficinas e exposições orais realizadas por coordenadores de propostas extensionistas. A programação completa pode ser acessada pelo siseve.apps.uepg.br/eaexconex2019/cronograma

Campus Uvaranas - Av. General Carlos Cavalcanti, 4748 - CEP 84030-900 - GPS: 25°5'23"S 50°6'23"W
Campus Central - Praça Santos Andrade, 1 - GPS: 25°5'11"S 50°9'39"W
Fone: (42) 3220-3000 / 3220-3300 - Ponta Grossa - Paraná
Copyright © 1996-2019 - Núcleo de Tecnologia de Informação - UEPG