Eduardo Vilela Thielen possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). Doutorou-se em História pela Universidade Federal Fluminense (2005) com tese sobre “Fotografias da Saúde na
Amazônia”, sob orientação da professora Ana Maria Mauad. Thielen é pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência nas áreas de história social da saúde e comunicação audiovisual, atuando principalmente nos temas saúde pública, história, comunicação, fotografia e vídeo.
Segundo dia
Na terça-feira (24), Thielen exibe e comenta o documentário ‘Saúde! Velho Chico’, produção da Fiocruz/RJ. A sessão inicia às 16h. A programação do evento se estende até sábado e inclui atividades culturais, debates e ações de memória. A organização é do Museu Campos Gerais/UEPG através da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (PROEX) e da Fundação Araucária, com apoio do Departamento de História e do Programa de Educação Tutorial (PET) de História.
A 13ª Primavera dos Museus é organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e configura-se como temporada de eventos em espaços museais e casas de memória de todo o país – sob o tema ‘Museus por dentro, por dentro dos museus’.
Estacionamento
Para maior comodidade de quem se dirigir à abertura do evento na segunda-feira (23), o estacionamento em frente ao Museu Campos Gerais (Rua Engenheiro Schamber) poderá ser usado pelos participantes. A novidade resulta de parceria com o Hotel Planalto, um dos apoiadores desta Primavera dos Museus. Informações pelo telefone (42) 3220-3470.
Último dia
A segunda-feira (23) marca também o último dia para visitação da exposição ‘Paraná – A fotografia de Orlando Azevedo’, no salão Saint-Hilaire do Museu Campos Gerais. Desde 12 de abril, data de reabertura do museu, mais de 3 mil pessoas já conferiram de perto os retratos, as paisagens e texturas das fotos de Azevedo. A exposição também abrigou diversas ações educativas, artísticas e de mediação, levando estudantes da rede municipal e estadual de ensino a uma proximidade inédita com a documentação visual de diferentes regiões do estado.