Este ano, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) sediará o 12º Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação (Eaiti), dos dias 07 a 08 de dezembro de 2022. O evento é anual e envolve também as Universidades Estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), do Centro-Oeste (Unicentro) e do Norte do Paraná (UENP).
O Eaiti tem o objetivo de promover a integração dos alunos das diferentes instituições e o acesso ao conhecimento científico e às inovações tecnológicas. De acordo com os organizadores, é o momento de trocar experiências e informações nas áreas envolvidas e interligadas. Além disso, evento é uma exigência do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), para promover o diálogo entre alunos e pesquisadores e divulgar o trabalho tecnológico realizado pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) das Estaduais do Paraná.
A Solenidade de Abertura do 12º Eaiti será na quarta-feira (7), às 8h, no Centro Integrar, Campus de Uvaranas. Durante dois dias, serão debatidos temas relevantes da área de informática que estão em evidência no país e no exterior. Os alunos das cinco universidades estaduais paranaenses vão apresentar cerca de duzentos trabalhos realizados na Iniciação Tecnológica, compartilhando seus resultados e suas experiências com outros alunos de graduação, pós-graduação e professores.
“Como protocolo, os membros do Comitê Assessor Local e do Comitê Assessor Externo do CNPq vão se reunir primeiramente no dia 6 de dezembro, às 20 horas, véspera do evento. A reunião de avaliação final dos trabalhos será apenas no dia 8”, explica a coordenadora do Programa de Iniciação Científica da UEPG, Andressa Novatski.
As exposições estarão reunidas nas salas do Centro Integrar e do Centro Interdisciplinar de Pesquisa e Pós-graduação (CIPP – UEPG). Os melhores trabalhos serão reconhecidos com a Menção Honrosa – 12º Eaiti, concedida aos autores e respectivos orientadores. Para tanto, serão avaliados critérios como mérito, relevância e qualidade do trabalho; originalidade e inovação; e aplicação prática da pesquisa para solução de problemas concretos e com resultados finais.
O pitch é uma apresentação verbal, simples e direta, na qual o pesquisador apresentará o resultado, produto, processo, tecnologia ou serviço, em uma linguagem acessível ao cidadão comum, sem os termos técnicos normalmente usados no meio acadêmico. “É um convênio muito interessante com a ACIPG pela experiência e porque oportuniza os estudantes a concorrer a um prêmio em dinheiro. O julgamento será feito por pessoas de fora da universidade e do meio acadêmico, mas que atuam na área de inovação tecnológica, como integrantes de startups e incubadoras, por exemplo”, explica Andressa Novatski.
O Eaiti 2022 é organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp – UEPG), com apoio do Nucleo de Tecnologia da Informação (NTI – UEPG), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação Araucária, da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico (Fauepg) e da Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (Agipi – UEPG). Patrocínio Hortaliças JGF e ACIPG.
Texto: Sandrah Souza Guimarães | Foto de capa: Fábio Ansolin