O 18º Encontro Conversando sobre Extensão (Conex) e o 3º Encontro Anual de Extensão Universitária (Eaex) tiveram início na manhã de hoje (20). Os eventos, que têm como tema “UEPG 50 anos – 5 décadas de extensão”, debateram na abertura a história da extensão na universidade.
“A UEPG nasceu extensionista. Desde o seu início, há 50 anos, a UEPG é uma universidade voltada à extensão”, enfatiza o reitor da UEPG Miguel Sanches Neto. Essa também é a visão da pró-reitora de extensão Edina Schmasnki, que reforça a qualidade dos projetos e programas de extensão da Universidade. “A UEPG realiza práticas extensionistas de excelência desde seu início, as quais se fazem imprescindíveis na contemporaneidade. Posso dizer com muita clareza que a extensão da UEPG é uma fortaleza: nesses 50 anos, a UEPG criou modelos de extensão que atendem às mais diversas necessidades”, enaltece.
Para abrir o evento, foi apresentado o Coro em Cores, projeto em parceira entre UEPG e Conservatório Musical Maestro Paulino. Em seguida, o debate sobre a história da extensão na UEPG teve início com a fala da professora Hermilda Ma. Hansen Teixeira de Azevedo, que contou suas experiências com extensão na UEPG. Formada pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Ponta Grossa, que foi precursora da UEPG, Azevedo participou como extensionista do CRUTAC e colaborou com a Proex nos seus primeiros anos. “Quando a universidade vai e colhe dados para uma área de conhecimento para gerar um novo saber, está fazendo pesquisa. Quando vai coletar dados e interage com a comunidade, e com ela discute e define ações, está fazendo extensão”, explicou.
O painel também contou com a presença do ex-reitor da UEPG, Odeni Villaca Mongruel, “Vivi a implantação da Universidade Estadual de Ponta Grossa e tinha absoluta convicção, era uma crença que tinha, que ela chegaria aonde chegou. Não há dúvidas: se ontem alguém poderia questionar o volume de recursos consumidos pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e se trazia resposta a comunidade, hoje esse alguém já não pergunta mais, porque a Universidade ganhou status diferenciado com a adoção do curso de medicina”, ressalta.
Durante o evento, aconteceu o pré-lançamento do e-book “Cinco décadas de Extensão na UEPG”, apresentado pela professora Beatriz Gomes Nadal, da Editora UEPG. Em seguida, o professor Niltonci Chaves, diretor-geral do Museu Campos Gerais, apresentou o vídeo “Trajetórias… da Extensão Universitária”, produzido com imagens do acervo do MCG. Para finalizar o evento, a professora Adriana Rodrigues Suarez, da Diretoria de Assuntos Culturais, revelou o resultado do concurso de fotografia de práticas extensionistas.
Resultado do concurso: Fotografias e práticas extensionistas
O concurso traz um resgate imagético dos projetos extensionistas dos anos de 2017 a 2020, sendo a primeira edição desse concurso no evento do Conex. Os jurados que fizeram a seleção das fotografias premiadas foram Eduarda Oliveira, Letícia Araujo Chaves, Luciana Ramos e Nelson Silva Junior, todos da formação de Artes Visuais e com trabalhos e estudos ligados à fotografia.
O concurso teve 40 fotografias concorrentes. As fotos estarão disponíveis no site da Proex.
1º LUGAR: Elisângela de Almeida Schimidt
Projeto de Extensão: Lente Quente
Foto: “A beleza da resposta da criança”
2º LUGAR: Laryssa De Col Dalazoana Baier
Projeto de Extensão: CEEP – Consulta de enfermagem puerperal
Foto: “Confiança mútua”
3º LUGAR: Álvaro Franco da Fonseca Júnior
Projeto de Extensão: Saberes Outros Estudos e Ações Indígenas
Foto: “Vó Chica na Varanda”
O Conex segue até quinta-feira (22), com apresentação de trabalhos. A programação pode ser conferida aqui e o Conex e Eaex podem ser assistidos através do Youtube, ao vivo e também após o evento.
Texto: William Clarindo e Gabriella de Barros Foto: William Clarindo