Olhar para o futuro: UEPG abre as portas para a comunidade externa

Compartilhe

Os olhos atentos a cada projeto miraram o futuro nesta terça-feira (28), na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A instituição recebeu estudantes do Ensino Médio e professores durante o evento ‘UEPG de Portas Abertas’, que apresentou aos visitantes toda a estrutura universitária, com o objetivo de aproximar a comunidade externa. Organizadas pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), as atividades aconteceram nos três turnos, em ambos os campi (Centro e Uvaranas), em roteiros pré-definidos pelos inscritos. Os estudantes puderam visitar as instalações, os cursos de graduação e vivenciaram, por um dia, o cotidiano de uma universidade pública, gratuita, de qualidade.

Para o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, o evento é mais uma ação da UEPG para apresentar os cursos da instituição. “Também tem o objetivo de mostrar o que é feito e estimular a população para que se inscreva no nosso Vestibular e participe do próximo Processo Seletivo Seriado”, destaca. Segundo ele, foi uma oportunidade para a instituição responder perguntas, tirar dúvidas e apresentar o trabalho que realiza. “É um momento, então, muito importante de integração entre universidade e comunidade”.

A coordenadora do curso de Licenciatura em Química da UEPG, professora Luciana Boer, explica que, com esta visita, os alunos podem aprender de forma prática os conteúdos que vêem na escola. “Muitas escolas não têm laboratórios, então estar aqui hoje foi uma forma de eles verem essa parte experimental das disciplinas que cursam. Foi uma oportunidade para eles colocarem a mão na massa e conhecerem a nossa estrutura”, completa, “além de trocar experiências com alunos de graduação e pós-graduação”. 

Para muitos estudantes, as atividades do evento foram importantes para decidir sobre o futuro. Quem traz esta informação é o professor de Física Fábio Roberto da Silva, do Colégio Amélia Madalena Vaz, da cidade de Castro. “O evento deu para eles uma visão mais ampla sobre o que a universidade pode oferecer. Escutei muitos deles saindo das oficinas falando que estão decididos sobre as profissões que querem seguir no futuro”.

O professor Fábio não era o único que podia ver os olhos brilhando de sua aluna Nathaly Barreto Ferreira, do 1º ano do ensino médio. Nathaly estava encantada passeando pelos corredores do bloco L, e está decidida sobre a profissão que deseja: ela sonha em seguir os passos do professor e cursar Física. “Aqui é uma universidade grande, interessante, muito bonita. Conhecendo agora vejo que entrar aqui será uma boa oportunidade para a área que desejo”, relata a estudante. 

Portas abertas para a inovação

Durante o UEPG de Portas Abertas, a Universidade também se abriu para uma novidade importante. O Secretário de Estado de Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel assinou um protocolo de intenção para a construção de espaços de inovação na UEPG. 

O Secretário, na sua fala, frisou que a UEPG é uma universidade inovadora. “Ela já tem esse fato de sempre ser moderna, sempre estar à frente do seu tempo, e por isso que está entre as melhores universidades do mundo”. Rangel explicou que o espaço de inovação que se pretende fazer é mais que uma sala. “Ela é mais do que um instrumento, é um símbolo também de avanço da Universidade, porque é a primeira instituição do Paraná a receber esse laboratório.

“Somos do tamanho de uma cidade”. Com essa frase, ao abordar a amplitude da iniciativa, o reitor Miguel Sanches Neto lembrou que, ao longo da história da instituição, passaram cerca de 150 mil pessoas, entre servidores e alunos. Ressaltou também que, quando o assunto é UEPG, todas elas são impactadas.

O pró-reitor de Assuntos Administrativos, professor Emerson Hilgemberg, explicou que a ideia da sala teve início em setembro de 2023, quando o secretário Marcelo Rangel anunciou um aporte de recursos para a UEPG durante a inauguração do edifício anexo ao Cine-teatro Pax. “Ao pensar este espaço aqui na universidade aprendemos, a partir das experiências obtidas da visita a outros espaços de inovação, que eles são fundamentalmente locais para conectar pessoas a partir de uma perspectiva diferente”, ressalta.

A cerimônia simbólica aconteceu no Auditório do Setor de Ciências Sociais Aplicadas (Secisa) no Campus Centro da UEPG e contou com a presença do vice-reitor, professor Ivo Mottin Demiate e do pró-reitor de Assuntos Administrativos, Emerson Martins Hilgemberg.

Spoilers

Para os estudantes da UEPG, o evento foi uma oportunidade de compartilhar conhecimento sobre suas futuras profissões. O curso de Enfermagem promoveu uma série de atividades voltadas ao entendimento do corpo humano e ações de primeiros socorros. Agnes Abreu, acadêmica do quarto ano, destaca que esta ação foi muito importante, pois desde o início da graduação existe o contato com a comunidade por meio de atividades de capacitação. “Quando nos deparamos com alunos [do ensino médio], gosto de reforçar que desde o início da vida eles tiveram contato com a profissão, e agora puderam conhecer a perspectiva de quem realiza os cuidados”, relata. A estudante explica que a ação buscou mostrar as diferentes possibilidades que a profissão oferece.

De acordo com Miguel Archanjo de Freitas Júnior, pró-reitor de Graduação, o UEPG de Portas Abertas busca despertar o interesse dos alunos da rede pública e privada de ensino, aproximando a instituição da sociedade. “Foi um dia que certamente marcou a vida de muitos alunos que pela primeira vez adentraram na UEPG”, celebra o pró-reitor. As atividades realizadas também foram motivo de orgulho para Archanjo, que enfatiza a democracia e diversidade demonstradas pela comunidade acadêmica. “O evento foi um sucesso, de participação massiva, demonstrando que a UEPG está sempre aberta para todos”, finaliza.

Alguns visitantes vieram de longe só para ver a UEPG. Foi o caso de uma turma do nono ano do Colégio Estadual Rivadávia Vargas, de Piraí do Sul, que pôde conhecer um pouco mais sobre a UEPG. Acompanhados pela professora Valéria Rossetto Barrivieira, os estudantes puderam conhecer de pertinho toda a estrutura do curso de Zootecnia, visitando os laboratórios e observando na prática o que acontece nas aulas. “Acho isso importante, porque o aluno vem aqui e conhece a estrutura da UEPG, vê como funciona, conhece os professores”, afirma Valéria.

Também vinda diretamente de Piraí, Raquel Oelmuller trouxe os alunos para ampliar os horizontes. “Eles têm uma visão melhor do ensino médio e podem escolher um curso direcionado. Este evento é muito válido e importante, a UEPG está de parabéns”, congratula a professora. 

Texto: Amanda Santos, Domitila Gonzalez, Gabriel Miguel, Jéssica Natal, Luciane Navarro, Tierri Angeluci | Fotos: Aline Jasper, Amanda Santos, Jéssica Natal, Luciane Navarro e Tierri Angeluci


Compartilhe

 

Skip to content