UEPG oferta 500 vagas para Curso de Formação Extensionista no Paraná

A Universidade Estadual de Ponta Grossa abriu inscrições para a segunda edição do curso ‘Formação para Ações Articuladoras do Tripé Ensino, Pesquisa e Extensão nas Universidades Paranaenses’. São 500 vagas para uma formação de quatro meses. Professores, alunos e agentes universitários de todas as Universidades Estaduais e Federais do Paraná podem se inscrever. As aulas são totalmente gratuitas e estão previstas para iniciar em 16 de setembro. As inscrições estão abertas até 12 de setembro, de forma online.

O curso é um projeto da Secretaria de Estado, Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná (Seti), Universidade Virtual do Paraná (UVPR) e das Instituições de Ensino Superior Paranaenses, coordenado pela UEPG. As aulas serão em sua maioria de forma gravada e as webconferências serão agendadas pelos professores no decorrer do curso. Segundo a organização, é um curso de aperfeiçoamento, com o objetivo de capacitar pessoas para o desenvolvimento de propostas que levem em consideração as transformações sociais e político-pedagógicas do contexto atual da sociedade paranaense e brasileira.

A primeira edição foi um sucesso, de acordo com a coordenadora do projeto, professora Édina Schimanski. “Agora, o planejamento é que haja um processo de formação em relação à questão da extensão e da curricularização da extensão. É um curso para todo o Paraná, então é importante que as pessoas aproveitem essa oportunidade de fazer o curso e de se qualificar para ações extensionistas”.

Os tópicos do curso são Extensão Universitária Origens e Histórico; A Extensão como Ferramenta Pedagógica e Científica de Transformação Social; Extensão Universitária, Ciência e Concepções Metodológicas; Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação de Práticas Extensionistas; Gestão de Políticas para a Extensão Universitária; Extensão e Inserção Curricular; e Desafios Atuais da Extensão. O edital completo está disponível no link (aqui). As inscrições devem ser feitas aqui.

Texto: Jéssica Natal | Foto: Fabio Ansolin