Curso de Turismo inicia atividades da 20ª Semana de Estudos Turísticos

Compartilhe

O curso de Turismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) iniciou, nesta segunda-feira (11), a 20ª Semana de Estudos Turísticos (Sestur). A atividade é organizada pelos alunos do segundo ano, pela disciplina de organização de eventos. A Sestur deste ano ainda marca o retorno das atividades presenciais do curso, já que a edição passada aconteceu de modo remoto. As atividades iniciaram com uma palestra sobre cooperação internacional e sobre ecoturismo e turismo e aventura em unidades de conservação.

“O principal ponto do evento é que os alunos estão colocando em prática o que aprenderam em teoria,  além de propiciar que eles tenham encontro com pessoas do mercado”, explica a professora Larissa Mongruel de Lara. Toda organização do evento acontece por meio dos estudantes do segundo ano. O fato de colocar os alunos em atividades práticas é motivo de comemoração para Larissa. “Essa edição em especial está sendo muito importante, porque fizemos a edição passada de maneira on-line e estamos muito felizes de colocar os alunos em prática pra valer agora”, adiciona.

“A expectativa em relação ao retorno com esse evento presencial é não somente a questão do compartilhamento de conhecimento, mas também de os alunos se sentirem novamente acolhidos dentro da Universidade”, explica a acadêmica Natali Calderari, membro participante da organização da Sestur. Segundo ela, é muito importante a retomada a eventos presenciais com profissionais, colegas e professores. “As atividades práticas, como saídas técnicas e minicursos, são uma quebra do período em que as coisas aconteciam de modo remoto, por isso a escolha de temas do evento se deu por assuntos que eram tratados em sala de aula e também o que os estudantes tinham mais afinidade”, pontua.

Com o retorno ao presencial, a professora Rúbia Mascarenhas salienta que a Sestur aconteceu em modo remoto no período em que foi necessário. “É muito bom podermos voltar ao evento presencial, com seu formato de cursos práticos, saídas técnicas, vivências e experiências de integração aos acadêmicos, além do contato com o mercado e troca de saberes”, ressalta. Iniciativas como a Sestur possibilitam o crescimento do curso e da área, segundo Mascarenhas. “O retorno presencial da Sestur permite a integração de docentes, discentes trade e comunidade possibilitando que o curso esteja sempre em nível de excelência. Destaco a contribuição de todos os envolvidos em cada etapa, na consolidação do conhecimento e proporcionando a formação de profissionais em Turismo”, acrescenta.

A programação da Sestur segue nesta terça-feira com palestra sobre primeiro socorros durante do trabalho do turismólogo na parte da manhã. No período da tarde, participantes farão visita técnica no Refúgio das Curucacas e Furnas Gêmeas. O evento encerra nesta quarta-feira, com mesa redonda sobre cicloturismo e minicursos de drinks.

Texto e fotos: Jéssica Natal


Compartilhe

 

Skip to content