UEPG participa do 24º Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná

Estão abertas as inscrições para o 24º Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná. A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) atua nas inscrições e aplicação das provas. Voltado a estudantes de comunidades indígenas do estado, as provas estão marcadas para 24 e 25 de novembro, com início no ano letivo de 2025. Os membros da Comissão Universidade para o Índio (Cuia) e acadêmicos indígenas da UEPG estarão nos Territórios de Queimada e Mococa, para auxiliar nas inscrições dos candidatos, em 24 de setembro.

A edição deste ano é organizada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em parceria com as demais universidades estaduais e a Federal do Paraná (UFPR). As provas acontecem nos territórios indígenas: em 24 de novembro, acontece a prova oral de Língua Portuguesa. No dia seguinte, é dia de prova objetiva de Língua Portuguesa; Língua Estrangeira Moderna ou Língua Indígena; Biologia; Física; Geografia; História; Matemática; Química; e redação. Além das inscrições pelo método presencial (que irão até 27 de setembro), também haverá o espaço para inscrições eletrônicas, que estão abertas até 03 de outubro.

“Na UEPG, anualmente, seis candidatos indígenas ingressam em diversos cursos, promovendo uma diversidade cultural significativa em nosso ambiente acadêmico”, destaca a diretora de Ações Afirmativas e Diversidade da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e membro da Cuia, Iomara Favoreto.  A importância do Vestibular dos Povos Indígenas para a UEPG não pode ser subestimada, segundo ela. “Não só os estudantes precisam estar preparados para se inserirem nas universidades, mas as próprias instituições também devem se preparar para acolher as demandas sociais e cumprir sua função de promover a equidade educacional”.

O Vestibular dos Povos Indígenas é uma política afirmativa que facilita o ingresso dos estudantes indígenas nas universidades estaduais do Paraná, e leva em conta as especificidades culturais e sociais dos candidatos. “A inclusão sociopolítica dos povos indígenas pressupõe diálogo e conhecimento dos obstáculos que prejudicam o exercício pleno da cidadania. As políticas públicas e ações afirmativas, as políticas de acompanhamento e o apoio da UEPG desempenham papéis cruciais na promoção da equidade e do sucesso acadêmico. Ao incluir acadêmicos indígenas, a UEPG cumpre seu papel educativo e social”, completa Iomara. Todas as informações sobre o Vestibular estão presentes no site (link aqui).

Texto e fotos: Jéssica Natal