A edição deste ano contou com a pareceria da UEPG e do Grupo Universitário de Pesquisas Espeleológicas (GUPE) na promoção de expoentes da geodiversidade paranaense. No evento, foi realizado o lançamento do microdocumentário “Visita virtual à geodiversidade de Prudentópolis”, que exibe características especiais do município ligadas à natureza e sua relação com a biodiversidade e a sociedade. De acordo com o professor do Departamento de Geociências e membro do GUPE, Gilson Burigo Guimarães, Prudentópolis possui uma rica diversidade cultural, principalmente por sua colonização ucraniana, mas também uma rica geografia. “É uma grande referência com relação às suas rochas e à história que contam, às belezas de suas cachoeiras e ao grande valor científico e cultural de seu patrimônio geológico”, relata.
Segundo Carlos Alexandre Rogoski, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia, o Geodia procura democratizar o conhecimento sobre a geodiversidade, para que não fique restrito ao meio acadêmico e atinja a comunidade externa. As atividades do evento foram híbridas, realizadas de modo presencial e remoto, o que facilitou o
As atividades presenciais do Geodia, contaram com a parceria da equipe do Museu de Ciências Naturais da UEPG (MCN), que recebeu um grupo de professores do Ensino Básico para um diálogo sobre ensino e para que conheçam a estrutura do Museu, que será inaugurado no próximo mês de junho no Centro de Convivência, localizado na UEPG – Campus Uvaranas. Para o professor do Departamento de Geociências da UEPG e coordenador do museu, Antonio Liccardo, o Museu de Ciências Naturais é uma importante ferramenta educativa e que dissemina o conhecimento científico. “O Museu terá um papel central nessa linha de ação, como um suporte didático e cultural que proporcionará um espaço diferenciado na formação de alunos do Ensino Fundamental e Médio. Por isso aproveitamos a oportunidade do Geodia para apresentar o museu a professores da Rede Básica de Ensino”, explica o professor.
Texto: Cristina Gresele | Fotos: Gilson Burigo Guimarães e Ricardo Diniz Correia De Almeida