O futuro dos profissionais da contabilidade. Esse foi o tema central da terceira edição do Encontro Acadêmico de Contabilidade (Enacont), promovido pelo curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O evento aconteceu de 08 a 11 de novembro e reuniu cerca de 350 participantes, entre estudantes e comunidade externa. Com palestras e apresentação de trabalhos, o evento aconteceu de maneira híbrida, com atividades remotas e palestras no grande auditório da UEPG Central.
A terceira edição envolveu apresentação de projetos de pesquisa e de TCC, além da integração dos alunos dos quatro anos do curso. Segundo o professor Antonio Nadson Mascarenhas Souza, o evento teve como característica a diversidade de temas. “Optamos por ofertar palestras com temas técnicos, como elaboração do fluxo de caixa para micro e pequena empresa, painel científico com pesquisadores da área contábil e palestras profissionais. Desenhamos um evento pensado em ofertar visões múltiplas para a comunidade acadêmica”, explica.
Emanuely Kasiorowski, aluna do segundo ano de Contábeis, trabalhou na organização do evento. “Todas as atividades foram incríveis, mas a que mais me cativou foi a palestra com o tema que tratou de mitos e verdades sobre a pesquisa e escrita acadêmica em contabilidade”, conta. Para a aluna, participar de eventos como o Enacont permite a inserção do aluno no ambiente contábil. “Pudemos ter contato com profissionais experientes que atuam no ramo e, assim, adquirimos conhecimento fora da sala de aula, o que nos permite observar as vantagens e os desafios da área”.
Para construir um ambiente contábil atrativo, segundo o professor Nadson, é necessário a conscientização da nova geração de futuros contadores. “Eles puderam compreender as inúmeras facetas que a profissão contábil possui, bem como a forma de se posicionar no mercado de trabalho. Os alunos desenvolvem pesquisas que contribuem para a melhoria da gestão de empresas, então o saldo desta edição foi bem positivo”, completa.
Texto: Jéssica Natal | Fotos: Maurício Bollete