UEPG defende o respeito à diversidade em eventos institucionais

Compartilhe

A Universidade Estadual de Ponta Grossa e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico da UEPG, realizadoras do 35º Festival Universitário da Canção, promoveram um evento diverso e representativo, levando ao palco, entre outros talentos musicais da região, a Chave de Mandril e o Samba com Dendê. A estes dois grupos e ao público do Festival pedimos desculpas pela execução sem letra das canções de matriz africana pelo Coro Cidade de Ponta Grossa.
Independentemente do argumento artístico e do respeito que temos pelo maestro e pelos coristas, a UEPG enfatiza que a exclusão foi incompatível com os princípios da instituição. A Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex), por meio da Diretoria que organizou o evento, reconhece que, apesar de ter assistido previamente à apresentação do Coro, não teve um olhar sensível aos impactos negativos que a supressão poderia causar.
A UEPG, que solidariamente se sentiu atingida, compromete-se publicamente com a ampliação de estratégias preventivas a este tipo de prática de silenciamento, promovida por terceiros, em seus eventos institucionais. A Universidade continuará levando aos seus palcos, teatros e auditórios a diversidade do povo paranaense.
A Universidade apoia, incentiva e dá voz a todas e a todos em sua pluralidade e, para isso, promove eventos e campanhas de conscientização por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), de diferentes núcleos e projetos, com o apoio da comunidade universitária.

Foto: Aline Jasper

Compartilhe
Skip to content