Curso de Turismo recebe professor espanhol no 6° Ciclo de Palestras Labtan

O Curso de Turismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizou ontem (11) o 6° Ciclo de Palestras do Laboratório de Turismo em Áreas Naturais (Labtan), coordenado pela professora Jasmine Moreira, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

O convidado especial foi o professor Roberto Rendeiro Martin-Cejas, da Universidad de Las Palmas de Gran Canaria (Espanha), que conversou com os participantes sobre uma erupção que aconteceu em um vulcão e como o fato atraiu turistas para a região.

Roberto Rendeiro não é o primeiro palestrante internacional do evento. O Ciclo, que trata de temas ligados ao Turismo em áreas naturais, já recebeu convidados de Portugal e Estados Unidos. Para a professora Jasmine Moreira, “as palestras auxiliam no desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes”.

Jasmine e Roberto trabalharam juntos em um capítulo de livro, no ano de 2011, no momento em que a professora Jasmine realizava seu pós-doutorado na Espanha. “Na Europa, eles têm a possibilidade de conseguir bolsas ‘Erasmus Mundus’ e em 2023 o Prof. Roberto entrou em contato com esse interesse de conhecer a nossa região e retomar o trabalho em conjunto”, comenta Jasmine.

“Para os estudantes”, ressalta a professora, é essencial que seja abordada “a questão da internacionalização, que é superimportante nos cursos de turismo e para a universidade; a questão cultural, que também é destaque na grade de disciplinas e no nosso projeto pedagógico”. Jasmine afirma que esse movimento é importante para ampliar a rede de contatos e conhecer mais sobre a realidade do turismo em destinos de massa, como é o caso das Ilhas Canárias. “São ótimos exemplos de que é necessária a diversificação e a sustentabilidade para que o destino não sofra impactos negativos”.

Recentemente, a coordenadora do Labtan foi convidada para realizar uma palestra na Conferência Internacional de Montanhas e Parques Nacionais, na Universidade de Turismo de Sichuan, na China. Jasmine Moreira e a UEPG são destaque em assuntos relacionados ao Turismo nas áreas naturais, com pesquisas e projetos desenvolvidos em cursos de graduação e pós-graduação sobre esse tema, inclusive contemplados por editais de financiamento do CNPq.

Texto: Domitila Gonzalez. Fotos: Domitila Gonzalez e Gabriel Miguel.