Scheila Valechenski Biehl, professora do departamento de Matemática e coordenadora do evento, comenta que é uma importante oportunidade para profissionais da área. “O evento foi pensado como um estímulo para reunir e integrar professores e acadêmicos de todas as áreas da matemática, para um troca de experiências e convivência, percebendo sua importância para a formação de qualquer cidadão”, enfatiza.
O Sigmat tem como foco a discussão sobre a produção de conhecimento nas áreas da Matemática e seu ensino, sendo palco para troca de conhecimento através de palestras e minicursos, além de uma Exposição Matemática e o 4º Torneio de Derivadas da Cidade de Ponta Grossa. O torneio tem como objetivo incentivar o estudo das disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, matérias ofertadas na graduação. Também acontecem mesas-redondas e espaços de formação complementares para os estudantes.
A Exposição Matemática é composta pela divulgação do tema de maneira prática e lúdica, em que grupos de acadêmicos apresentam a temática selecionada utilizando painéis explicativos, materiais manipuláveis, experimentos e atividades interativas com o público de modo a enaltecer e a revelar a beleza da Matemática e de suas aplicações.
A coordenadora reforça ainda a boa recepção recorrente durante os Simpósios. “Durante o evento, se percebe o entusiasmo em cada olhar, a alegria de compartilhar momentos fora de sala de aula e que geram tanto aprendizado quanto”, enfatiza. Scheila também reforça que os eventos funcionam como motivação para continuar buscando maneiras de engajar a comunidade acadêmica, contribuindo para a formação profissional dos estudantes.
Para inscrição e mais informações sobre o Sigmat acesse o link.
Texto: Amanda Santos | Foto: Fabio Ansolin