A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) é palco, pela oitava vez, da Olimpíada Ponta-grossense de Matemática (OPMat), competição voltada a alunos do ensino fundamental e médio das escolas públicas e privadas de Ponta Grossa. A primeira fase ocorreu no último sábado (04), no Campus Uvaranas, e reuniu 1700 alunos. Organizada por meio do Departamento de Matemática e Estatística (Demat), a OPMat ainda terá segunda fase em novembro. É a primeira vez que as provas acontecem após o período de pandemia.
A Olimpíada Ponta-grossense de Matemática tem como objetivos principais estimular o estudo da matemática e a participação dos alunos nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática, além influenciar na melhoria do ensino e detectar jovens talentos. O acadêmico Daniel Silveira Salamucha está no 4º ano de Licenciatura em Matemática e participou como voluntário na aplicação das provas. “Participar da OPMat é uma experiência única. A Olimpíada já tem tradição na cidade e busca despertar nos alunos o amor e a paixão pela matemática. Muitos alunos participam da OPMat e se tornam grandes admiradores da matemática”, relata. A equipe aplicadora das provas participou de treinamentos com orientações prévias sobre a condução das provas. “No dia da prova, essas instruções foram retomadas. Por isso, considero que a preparação foi muito boa!”, completa.
A prova da segunda fase, além da fase única para nível júnior, será realizada no dia 24 de setembro, no Campus Uvaranas. A cerimônia de premiação acontecerá em 03 de dezembro, no Auditório da UniCesumar – às 09h30 para alunos premiados do Nível Júnior e às 14h30 para alunos premiados dos Níveis 1,2,3 e 4. O gabarito já está disponível no link aqui. A lista com os nomes dos alunos promovidos para a segunda fase será divulgada, no site da OPMat, em até 60 dias após a primeira fase.
Texto: Jéssica Natal | Fotos: Divulgação