Jornalismo-UEPG promove 9º Colóquio Mulheres e Sociedade

Compartilhe

A 9ª edição do Colóquio Mulheres e Sociedade tem como tema “Corpos sob ataque: misoginia, racismo e violências a grupos minorizados nas redes”, do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), reúne pesquisadoras e representantes de movimentos para debater os desafios enfrentados por mulheres e grupos minorizados no ambiente digital. A programação acontece nos dias 3 e 4 de abril, no Campus Centro, com palestras, oficinas e apresentações de trabalhos científicos.

Com uma abordagem interdisciplinar e em perspectiva interseccional, o Colóquio busca fomentar reflexões e estratégias de enfrentamento às violências digitais, promovendo o diálogo entre especialistas, acadêmicos(as), profissionais e sociedade civil. De acordo com a professora Karina Janz Woitowicz, uma das organizadoras do evento, a programação foi pensada para abordar uma problemática relevante e atual sob várias perspectivas. “Queremos evidenciar que as violências de gênero se cruzam com outras formas de opressão e ganham ainda maior relevo no contexto de expansão das redes sociais digitais”, explica.

As discussões iniciam com o painel “Misoginia e discursos de ódio no ambiente das redes” na manhã de 3 de abril, com a participação de Lola Aronovich (UFCE), Zilda Mara Consalter (UEPG) e Eloni dos Santos Perin (Seed-PR). No dia 4, o tema do painel, “Jornalismo e resistências contra o machismo, o racismo e a LGBTfobia”, será abordado por Marcia Veiga da Silva (PUC-RS), Letícia Costa (Coletivo Mães Pretas), Juliane Carrico (Coletiva de Doulas PG) e Ronna Freitas Oliveira (Rede Trans PG).

Foram aprovados 49 trabalhos submetidos, que serão apresentados em sessões temáticas nas tardes do dia 3 no formato presencial e do dia 4 de forma remota, para viabilizar a participação de instituições situadas fora de Ponta Grossa. O evento registra a participação de 17 instituições que abrangem todas as regiões do país, além de duas internacionais (Portugal e Argentina). Também no dia 4, no período da tarde, estão programadas as oficinas “Calçando o sapato do outro”, com Marcia Veiga da Silva, e “Existir, educar e transformar – ser mãe preta no Brasil”, com Letícia Costa e Juliane Carrico.

A programação completa, com os painéis e sessões de apresentação de trabalhos, está disponível no site do evento. A participação é aberta ao público e a inscrição pode ser realizada pelo site ou presencialmente, durante o evento. O 9º Colóquio Mulheres e Sociedade é promovido pelo Grupo de Pesquisa Jornalismo e Gênero, projeto de extensão Elos – Jornalismo, Direitos Humanos e Formação Cidadã, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UEPG e Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UnB, com apoio da Rede Antonietas – SBPJor.

Sobre o evento

Criado em 2012, o Colóquio Mulheres e Sociedade se consolidou como um espaço de debate e produção de conhecimento sobre gênero, raça, classe e etnia. O evento, que ocorre a cada dois anos em formato híbrido e tem abrangência nacional, também fomenta políticas públicas e estudos interdisciplinares sobre direitos humanos, democracia e igualdade de gênero.

Além das discussões promovidas ao longo das edições, o colóquio resultou na publicação de dois livros que reúnem reflexões sobre representações de gênero na mídia e na sociedade: Marcas & Discursos Gênero: produções jornalísticas, representações femininas e outros olhares e Gênero, Mídia & Lutas Sociais: percepções críticas e experiências emancipadoras, disponíveis gratuitamente pela Editora UEPG.

Texto: Curso de Jornalismo UEPG, adaptado por Tierri Angeluci / Foto: Victor Schinato/Jornalismo UEPG


Compartilhe

 

Skip to content