O 48º Festival Nacional de Teatro (Fenata) está na lista dos projetos selecionados pelo programa de incentivo Paraná Cultural, do Governo do Estado. O resultado foi divulgado pela Secretaria de Comunicação Social e de Cultura do Paraná na segunda-feira (26).
O edital permite que projetos selecionados pela Lei Rouanet possam captar recursos de empresas ligadas ao estado. Ao todo, 16 projetos foram contemplados.
“O Paraná Cultural é um programa de incentivo à cultura do governo estadual, que prevê que os projetos já aprovados pela Lei Rouanet possam ser inscritos nesse programa para receberem patrocínio de empresas vinculadas ao governo, como a Copel e a Sanepar”, explica Alessandra Bucholdz, superintendente da FAUEPG. “Nós já tínhamos alguns patrocínios iniciais, mas a aprovação no Paraná Cultural garante outros recursos financeiros”, continua.
Para a pró-reitora Édina Schmanski, a seleção do festival no Paraná Cultural representa um grande incentivo para o 48° Fenata. “Ser selecionado neste importante programa demonstra mais uma vez o reconhecimento do FENATA e de sua bela trajetória histórica nos 50 anos da UEPG”, reforça. “Isto enaltece, também, a necessidade da cultura e da arte para a sociedade, sobretudo neste momento histórico de pandemia em que vivemos”, considera a pró-reitora.
Organizado pela Divisão de Assuntos Culturais da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (PROEX) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e pela Fundação de Apoio à UEPG (FAUEPG), o festival conta com apoio da Lei de Incentivo à Cultura – Pronac. O Fenata é o festival de teatro ininterrupto mais antigo do Brasil e em sua 48º edição carregará o subtítulo “A cena dramatúrgica brasileira”.
Mesmo Fenata, outro formato
Em razão da pandemia, nesta edição, o tradicional festival promove um concurso de textos dramatúrgicos. Uma banca composta por três profissionais do teatro selecionará sete textos, os quais serão premiados com R$ 3,4 mil cada. Os textos vencedores integrarão o livro “A Cena Dramatúrgica Brasileira”, que marca o festival. Após a premiação, a UEPG realizará uma live em que os curadores comentarão sobre os textos selecionados.
A diretora de Assuntos Culturais da Proex, Sandra Borsoi, ressalta que o Fenata se mantém forte apesar dos desafios impostos pela pandemia. “Desta forma, considero uma grande conquista para o 48° Fenata ter sido selecionado, pois, em torno dos 150 projetos inscritos, o Fenata está entre os destaques com uma excelente nota”, pensa. “Ser aprovado no Paraná Cultural é o reconhecimento de que estamos proporcionando à comunidade uma cultura viva, comprometida com o fazer teatral”, complementa Borsoy. O resultado final do festival será divulgado em 09 de novembro. O 48º Fenata também terá contação de histórias e palestras com figuras do cenário teatral.
Texto: William Clarindo Foto: Luciane Navarro