Acadêmicos do primeiro ano do curso de Farmácia, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), desenvolveram ao longo da pandemia produções audiovisuais com experimentos caseiros, para a disciplina de Química Orgânica, como forma de substituir os exercícios propostos presencialmente nos laboratórios da UEPG.
A iniciativa surgiu da necessidade de reparar a ausência das atividades práticas do curso, como explica a professora Cássia Gonçalves Magalhães, uma das responsáveis pela disciplina. “O ano letivo de 2020 foi marcado por grandes desafios devido à pandemia. Dentre eles, o de se trabalhar uma disciplina experimental em formato remoto, de forma que os prejuízos ocasionados pela falta da vivência dos alunos num laboratório de Química fossem minimizados. Então, surgiu a ideia de que alguns experimentos pudessem ser realizados em casa, com utensílios domésticos para substituir as vidrarias utilizadas no laboratório” relata.
Para a estudante Giulia Amaral, a proposta trouxe bons resultados. “Os vídeos possibilitaram termos um pouco de experiência e aprofundamento do conteúdo teórico das aulas, pois conseguimos, de certa forma, através da confecção dos mesmos, visualizar e observar os resultados que faríamos nas práticas”, descreve.
“Gostei dessa dinâmica, porque foi ótima para memorizar os conceitos envolvidos no experimento, pois além de fazer o procedimento, eu tinha que explicar para todo mundo que mora junto comigo como é o experimento e por que ele acontece, sendo muito mais proveitoso que apenas assistir o experimento. Os vídeos marcaram o meu aprendizado durante o ensino”, expressa o aluno Mateus Gonçalves Prado.
Além da professora Cássia Gonçalves Magalhães, o formato foi idealizado pelos professores Douglas Henrique Fockink e Luciana de Boer Pinheiro de Souza, do Departamento de Química. Segundo os docentes, a proposta para a disciplina foi bem aceita pelos alunos e gerou bons conteúdos.
Adaptado por: Julio César Prado Foto: Aline Jasper