A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promoveu, nesta segunda-feira (6), a formatura institucional dos cursos de Bacharelado em Física; Bacharelado em Geografia; Bacharelado em Matemática; Bacharelado em Química Tecnológica; Licenciatura em Física; Licenciatura em Geografia; Licenciatura em Matemática; Licenciatura em Química e Bacharelado em Direito. A cerimônia ocorreu de maneira híbrida – no hall de entrada da Reitoria da Universidade e via plataforma Google Meet. Os alunos, homenageados e representantes dos departamentos respeitaram as normas de biossegurança, como distanciamento mínimo de um metro e meio, máscaras, álcool gel e higienização constante dos microfones.
Ciências Exatas e Naturais
Em nome dos homenageados da noite, a professora Marilei Casturina Mendes Sandri iniciou o discurso agradecendo aos alunos do curso de Licenciatura em Química pela indicação como paraninfa da turma. “Vocês certamente se lembram de cada obstáculo que viveram e superaram para chegar até esse momento. Acredito que vocês mudaram, amadureceram e aprenderam muito, para além das técnicas e conceitos, desde aquele primeiro dia de aula”, destaca. Marilei ressaltou as mudanças na solenidade por conta da pandemia. “Mas isso ofuscou o brilho de realizar esse sonho e o mérito de ter cumprido essa etapa de formação”. A professora finalizou frisando a importância de se trabalhar com ética e humanização. “Num país que carece tanto de educação de qualidade e de políticas públicas sérias, esta noite não representa apenas uma vitória pessoal para cada um de vocês, mas também é a esperança de que dias melhores são possíveis”.
Para encerrar a formatura dos cursos de Ciências Exatas e Naturais, o professor Miguel Sanches Neto, reitor da UEPG, cumprimentou as autoridades presentes na solenidade e parabenizou os formandos. Em discurso, ele frisou a importância da Universidade pública neste momento. “Mesmo com as dificuldades, nossos professores conseguiram dar aulas e transmitir seus conteúdos. Mesmo com o medo que a pandemia leva até nós, estamos colocando na sociedade profissionais com compromisso ético e formação científica, o que é extremamente simbólico nesse país”. O reitor acentua que os formandos representam esperança. “Vocês são a crença na ciência, na educação e na trajetória transformadora vivida em uma formação universitária”.
Ciências Jurídicas
A professora Zilda Maria Consalter, em nome dos homenageados, realizou seu discurso de agradecimento. “A confiança nos foi depositada, e agora é chegada a hora de devolvê-los a vocês e à sociedade. E estou certa de que fizemos um bom trabalho na formação de cada um”, comemora. Zilda salientou a satisfação de falar aos formandos. “Estar aqui neste momento é muito mais do que uma homenagem, significa que de algum modo eu toquei os seus corações a ponto de me permitirem apadrinhá-los, me permitirem representar todos os professores e também a compartilhar com vocês esse momento tão importante em suas vidas”, finaliza.
Em discurso de encerramento, o reitor Miguel Sanches Neto ressaltou a alegria de realizar a solenidade, mesmo remotamente. “Gostaríamos de ver a emoção, a lagrima e o sorriso no rosto de cada um de vocês, mas a pandemia exige que mantenhamos esse distanciamento para tentar controlar o avanço do vírus”. Para o reitor, a formatura em tempos de pandemia denota um contexto ímpar da Universidade pública brasileira. “Os professores mantiveram acesa a chama do ensino, por outro lado, os alunos também se readaptaram para as aulas. Vocês venceram isso, a Universidade e os professores venceram isso e o resultado é o momento maravilhoso que foi a formatura. Para isso é que a universidade existe, para formar e transformar a sociedade”, finaliza.
As cerimônias de formatura institucional seguem ao longo da semana com demais setores do conhecimento.
Texto: Jéssica Natal Fotos: Luciane Navarro