Na noite desta quarta-feira (18), o Programa de Mestrado Profissional em Direito da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizou a aula inaugural de sua primeira turma. O evento, que foi transmitido ao vivo no canal do Youtube da UEPG, deu início oficialmente ao primeiro curso stricto sensu em Direito da UEPG.
Na caixa de comentários da transmissão, muitas congratulações e comemorações. “Vida longa ao Mestrado em Direito da UEPG”, desejavam vários dos que acompanhavam o evento. Com uma centena de inscrições deferidas no processo seletivo, o Mestrado inicia as atividades com uma turma formada por 20 alunos. Os professores são todos doutores e docentes permanentes (14 da UEPG e 5 professores de outras instituições acadêmicas).
“É um projeto longamente acalentado, arduamente construído, merecidamente conquistado. A partir de hoje, poderemos ampliar nossa estrutura de formação jurídica, somando às centenas de turmas de nossa graduação e de nossas especializações os novos mestres que logo virão”, comemorou o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto. Segundo ele, a criação do Programa é um reflexo da mudança de perfil da instituição, que se verticalizou rapidamente e continua a robustecer seu sistema de pós-graduação.
O evento contou com a fala do professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e reitor da instituição, professor Ricardo Marcelo Fonseca, que abordou os desafios para a reflexão jurídica no século XXI, a partir da relação entre teoria e prática no Direito. Fonseca registrou os laços institucionais da UFPR com a UEPG e reforçou a importância da atuação das Universidades, em especial durante a pandemia de Covid-19. “Nesse momento de imensa honra para mim, de inaugurar com essa aula o Mestrado em Direito, quero homenagear as universidades públicas do Brasil pelo seu protagonismo”.
O primeiro semestre acontece de 23 de agosto de 2021 a 26 de fevereiro de 2022. Durante este período, serão ofertadas as disciplinas de Teorias da Justiça, com Oswaldo Giacoia Júnior; Estado de Direito e Políticas Públicas, com Alexandre Almeida Rocha; e Metodologia da Pesquisa Translacional no Direito, com as Cleide Lavoratti e Zilda Mara Consalter.
Participaram, ainda, da solenidade o pró-reitor de Pesquisa e Pós Graduação da UEPG, Giovani Favero; a pró-reitora de Planejamento, Andrea Tedesco; o coordenador do curso de Direito, Volney Campos dos Santos; o diretor do Campus de Telêmaco Borba da UEPG, Kleber Cazzaro; o chefe da Procuradoria, Guilherme Alves; o coordenador do programa de pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas, João Irineu de Resende Miranda; a procuradora jurídica do Hospital Universitário, Adriana Campagnoni; e os chefes de gabinete da Reitoria, Rauli Gross Junior e Renê Hellman. A transmissão fica disponível para quem quiser assistir, no Youtube da UEPG.
Texto: Aline Jasper | Fotos: Luciane Navarro