O Secretário destacou a importância do Centro de Convenções para a comunidade dos Campos Gerais, não somente para a Universidade. “Essa é uma construção de muitos anos, um projeto grandioso, e precisa ser concluído. Com essa verba, conseguimos fazer a finalização para que, em 2022, a gente possa entregar à comunidade, não só acadêmica, mas também a toda a população, um prédio à altura do desenvolvimento regional e do desenvolvimento da nossa UEPG”, enalteceu Sandro Alex.
O reitor, professor Miguel Sanches Neto, agradece a destinação da verba para conclusão dessa importante obra. “O Secretário Sandro Alex é um grande incentivador e parceiro dessa proposta, desde o início”. Sanches rememora que, quando assumiu a gestão da Universidade, havia muitas obras paradas ou que não estavam sendo executadas. “Realizar e concluir as obras na Universidade é nossa prioridade. O Centro de Convenções do Pax é uma delas. Será a maior estrutura do gênero nos Campos Gerais, com quatro mil metros quadrados”, descreve.
“Esta é, atualmente, a obra mais importante e de valor mais significativo da UEPG”, destaca o prefeito do Campus, Eduardo Pereira. A verba recebida será utilizada para licitar a finalização da obra. “Toda a equipe da Precam e Proplan trabalhou nos últimos meses de forma intensa para atualizar todos os projetos, especificações e planilhas orçamentárias para que nesse momento da licitação, o projeto fosse o mais assertivo, para nos facilitar inclusive o processo de fiscalização dessa obra”, explica. “A notícia desse repasse nos deixa animados e motivados para enfim concluirmos essa obra, que terá um uso significativo para toda a comunidade”.
Originalmente, o prédio construído pela Capelania dos ferroviários da Rede Viação Paraná-Santa Catarina (RVPSC), liderada pelo Frei Elias, abrigava o Cine Pax, nas décadas de 1960 e 1970. É o maior teatro da cidade, em estilo modernista. O Cine Teatro Pax foi doado à UEPG pelo município de Ponta Grossa em 2006, e as obras de restauro do teatro e construção do Centro de Convenções, um dos principais projetos da Universidade, tiveram início em 2009.
Robótica Paraná
No evento, o Governo do Estado distribuiu kits educacionais de robótica para atender escolas estaduais de municípios dos Campos Gerais, para as cidades de Castro, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Imbaú, Ortigueira e Reserva. A iniciativa, que faz parte do programa Robótica Paraná, destina 10 kits para cada escola com foco no desenvolvimento de projetos tecnológicos em aulas de robótica oferecidas para estudantes do Ensino Médio. O conteúdo engloba programação de robótica básica, automação, conceitos de IoT (internet das coisas) e domótica – área relativa à integração de mecanismos tecnológicos em uma residência.
Texto: Aline Jasper | Fotos: Fabio Ansolin