Professor da UEPG dá nome a auditório de química na Unicentro

Compartilhe

O professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Sérgio Toshio Fujiwara, teve seu nome imortalizado no Departamento de Química da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro). Na última sexta-feira (03), o miniauditório recebeu o nome “Professor Sérgio Toshio Fujiwara”, em solenidade de descerramento que recebeu professores das duas Universidades.

“A homenagem aconteceu pela expressiva contribuição do professor na implementação do curso de Mestrado em Química aqui na Unicentro, instituição que Sérgio atuou de 2004 a 2011”, enfatiza o professor Fauze Anaissi, do Departamento de Química da Unicentro.

Sérgio faleceu em junho de 2020, era graduado em Bacharelado em Química Tecnológica pela Unicamp (1996), com mestrado e doutorado em Química Inorgânica pela mesma Universidade. Em 2004, concluiu pós-doutorado pela UFPR. Nascido em 1970, em Indaiatuba, interior de São Paulo, Sérgio lecionava na UEPG desde 2003, ano em que atuou como colaborador. Em 2006, ingressou no quadro de professores efetivos do Departamento de Química (Dequim) da UEPG.

“O professor Sérgio contribuiu enormemente para o destaque do departamento de Química da UEPG no cenário científico, tanto em âmbito institucional, como regional”, destaca a chefe do Dequim, Cássia Magalhães. Durante sua trajetória na UEPG, o professor auxiliou na consolidação  do Programa de Pós-Graduação em Química, onde atuou como coordenador do Curso de Doutorado Associado (UEL-UEPG-UNICENTR), formando 4 doutores, 5 mestres, além de mais de 20 alunos de iniciação científica.

Além do reconhecimento de seu trabalho como pesquisador, Cássia destaca a admiração e carinho que os alunos tinham por ele “Demonstrado pelo entusiasmo com que o recebiam sempre que o encontravam, fosse nos corredores ou compondo a mesa de autoridades em eventos científicos promovidos pelo Dequim”, finaliza.

Estiveram presentes na solenidade de descerramento da placa alunos de pós-graduação, servidores e docentes da Unicentro; a professora da UEPG, Christiana Andrade Pessoa, viúva de Sérgio; e a chefe do Dequim-UEPG, Cássia Gonçalves Magalhães.

Texto: Jéssica Natal | Foto: Arquivo Pessoal

 


Compartilhe

 

Skip to content