Música, dança, sorriso e solidariedade tomaram conta do mês de dezembro no Hospital da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG). Para celebrar o Natal e a retomada de atividades presencias após a pandemia, a instituição programou ações nos dois hospitais (HU e Humai), com apresentações de corais e entrega de presentes. Pacientes e servidores fizeram parte do planejamento de promover mais humanização na instituição.
A primeira noite de apresentações contou com músicas latino-americanas, com ritmos do Pará, Pernambuco, Venezuela, além de repertórios como samba, carimbó e pop rock. “Quando veio o convite, a gente ficou super animado com a possibilidade de nos apresentarmos aqui”, destaca o regente do Coro, Édi Marques Góes. O foco em cantar foi maior ao saber que o HU foi referência no atendimento a casos de Covid-19. “Mudamos a ‘chavinha’ pra cantar, pois mudamos a relação em trazer música para as pessoas que estão aqui, que trabalham, que se dedicaram tanto tempo na pandemia”.
O Coro passou pelos dois Hospitais para levar um “Natal abrasileirado”, segundo Édi. “É muito bom estar aqui nessa época de Natal, as pessoas cantaram e dançaram bastante com a gente. O nosso repertório está bastante variado, trouxemos músicas lentas, justamente por conta da pandemia, para pensar sobre o texto, que fala sobre a vida, amor e sobre o outro”, completa.
“É tranquilizante chegar aqui e sermos bem recebidos pela equipe do Hospital”, salienta a integrante do coral, Luciana de Souza. “A gente se sente bem em trazer essa alegria e energia para quem está internado aqui e fazer elas se conectarem àquilo que elas acreditam para se sentirem bem”. Dentre as pessoas que assistiram à apresentação, a paciente Merivani Rodrigues da Silva ressalta a alegria que sentiu ao ouvir música em ambiente hospitalar. “Foi muito bom, gostei muito da música e da dança, mudou muito meu estado de saúde, melhorou o que eu estava sentindo”. Vinda de Brasília, ela sabia de cor algumas músicas apresentadas. “Amei principalmente a primeira música, foi ótimo ouvir na voz deles, estão de parabéns”.
Além do Coro Cidade de Ponta Grossa, se apresentaram nos Hospitais o Grupo de Professores da Rede Municipal de Educação de Ponta Grossa, Igreja Batista Rio Verde e Associação Beneficente Lua Nova.
Humanização
“Nada mais gratificante neste momento que reconhecer o ótimo trabalho desempenhado pelos servidores”, destaca o diretor geral do HU, Sinvaldo Baglie. As ações desempenhadas pela equipe refletem a preocupação em prestar um atendimento humanizado de maneira contínua, segundo ele. “Durante esses quase dois anos de pandemia, não descansamos em sermos referência no combate à Covid-19. E agora, nesta retomada dos demais atendimentos, permanecemos perseverantes no atendimento integral em saúde”, salienta. O diretor ainda agradece às equipes pelo trabalho realizado em 2021. “Vencemos os desafios impostos pela pandemia sem nunca deixamos de lado o foco do nosso trabalho: o bem estar do paciente. Agradeço e parabenizo cada um que se dispôs em manter a alta qualidade do Hospital Universitário da UEPG”.
As atividades de fim de ano foram pensadas pelo grupo técnico de humanização do HU. A chefe do setor de serviço social do Hospital e coordenadora das atividades, Ines Chuy Lopes, explica que o grupo se reúne sistematicamente para pensar ações que tragam um novo clima, arte e cultura para o ambiente hospitalar. “Este ano nós retomamos as ações de Natal com pessoas no Hospital, mantendo todos os cuidados, e isso para nós é um marco”. Para Inês, as ações natalinas trazem um clima de esperança. “É um momento de retomada de uma vida com mais força, com mais reflexão. É bem emocionante estar convivendo novamente entre as pessoas dessa maneira”, finaliza.
Texto: Jéssica Natal | Fotos: Luciane Navarro e Jéssica Natal