A primeira edição do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em “Habitação e Desenvolvimento Urbano”, ofertado pelo Núcleo de Tecnologia e Informação da Educação a Distância da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Nutead-UEPG) e Instituto Habita, está com inscrições abertas até 18 de fevereiro. O curso acontece na modalidade a distância, com duração de 14 meses.
O curso é voltado para profissionais que atuam direta ou indiretamente com as políticas públicas habitacionais, sejam estes arquitetos e urbanistas, assistentes sociais, advogados, procuradores municipais, engenheiros civis, florestais e ambientais, geógrafos, topógrafos e demais áreas correlatas. De acordo com o Plano Pedagógico do Curso, o objetivo é “dar continuidade à formação desses profissionais por meio de atualização teórica e técnica, de modo que o estudo viabilize soluções aos problemas identificados na prática, melhorias e equilíbrio em ações que envolvem a sociedade e o poder público”.
O professor Eduardo Pereira, coordenador do curso, explica que os principais objetivos da Pós são fomentar o pensamento crítico acerca da problemática urbana e habitacional da contemporaneidade brasileira; possibilitar a reflexão sobre os rumos das políticas urbanas e habitacionais no Brasil e desenvolver habilidades na criação, formulação, controle e execução de políticas públicas habitacionais e urbanas. “Estamos muito otimistas com o início deste curso, por tratar de uma temática tão atual e com carência de profissionais habilitados no mercado”, destaca.
Para realizar a matrícula, o candidato deve apresentar documento comprobatório de conclusão de curso na área de conhecimento. O investimento total é de R$ 4.900,00, dividido em 14 mensalidades de R$ 350,00. As inscrições podem ser feitas no site do Instituto.
Parceria
Em outubro, foi assinado o contrato de parceria entre a Universidade e o Instituto Habita. Participaram do encontro em Curitiba o reitor, Miguel Sanches Neto, o pró-reitor de graduação, Carlos Willians Jaques Morais, a diretora do Nutead, Patricia Vosgrau de Freitas, a assessora pedagógica, Fátima Aparecida Queiroz Dionizio e a secretária de curso, Amanda Majinski de Moraes. Representando o Instituto Habita, estiveram o diretor presidente, Lourenço Andreatta, os sócios Rudimar Reis e Ruimar Reis, a coordenadora geral, Jaquelaine Ramos e o coordenador acadêmico, Rogério Correa.
Texto: Aline Jasper | Fotos: Amanda Majinski de Moraes e Jaquelaine Ramos