Nesta sexta-feira (25), às 19h, o Mestrado em Direito realizará um mini-evento, com a palestra da professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e procuradora de Justiça, Samia Saad Galotti Bonavides. O evento intitulado “Os impactos sociais positivos da resolução consensual dos conflitos” terá como debatedoras Laryssa Muniz e Vanessa Erlich, respectivamente juíza de Direito e promotora de Justiça em Ponta Grossa.
O Mestrado Profissional em Direito da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) iniciou as aulas presenciais, desde o dia 8 de março, e há novo projeto de infraestrutura para o curso. A coordenação pretende levar as atividades para o Centro de Convenções do Cine Teatro Pax. Enquanto a mudança não acontece, o Programa de Pós-Graduação ocupa as instalações do Setor de Ciências Jurídicas no Campus Central. Com a retomada das atividades presenciais, a professora Zilda Mara Consalter, da disciplina de “Relações Privadas, Modernidade e Direito”, destaca a alegria do primeiro encontro dos alunos. “Eles estavam animados com o retorno presencial da aula, é uma turma muito boa e participativa, fico feliz em fazer parte deste momento”.
Segundo o professor e coordenador do Mestrado, Eliezer Gomes, o novo espaço do curso terá uma infraestrutura adequada para atender às necessidades do Programa. “Como é um Mestrado Profissional, o prédio irá propiciar a interlocução entre a teoria e a prática dos estudantes, inclusive para, em cursos e eventos com entidades conveniadas, manter frequente diálogo com os atores do sistema de justiça”.
A nova infraestrutura destina uma área de 2000 m² para o curso, distribuídos no segundo e terceiro pavimento do prédio. O espaço irá abrigar auditório próprio, salas de aulas, sala de estudo, sala de professores, salas administrativas, sala de videoconferência e multimídia, além da biblioteca e espaço de convivência.
A nova infraestrutura sediará o Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (Ceppodi), onde serão realizados, para além do Mestrado, como cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos pelo Setor de Ciências Jurídicas. O Ceppodi-Lab, que integrará o Complexo de Laboratórios Multiusuários da UEPG (C-Labmu), também estará no novo prédio, com ambiente adequado para pesquisas de alta complexidade metodológica na área do Direito. A biblioteca, que abriga títulos relacionados à área de Direito, estará funcionalmente localizada entre a secretaria acadêmica do Ceppodi e uma sala de estudos.
O Centro de Convenções está em fase de finalização e, nos próximos meses, a UEPG captará recursos para a aquisição e instalação de mobiliário no prédio, além dos equipamentos para o funcionamento do Ceppodi. Eliezer destaca que o novo espaço irá possibilitar, após a consolidação do Mestrado, a ampliação do Programa para a oferta do curso de Doutorado. Para o professor, é um horizonte que propicia a completa verticalização do ensino jurídico na UEPG, iniciado há mais de 60 anos. “Em 2020, nós tivemos a aprovação do Mestrado e o início das aulas em agosto de 2021, em meio à pandemia. Neste ano, retomamos as aulas presenciais em fevereiro, e já asseguramos um arrojado projeto arquitetônico voltado para o curso”.
Texto: Daniela Borcezi | Foto de capa: Divulgação | Foto interna: Fábio Ansolin | Arte: Divulgação