A professora do Departamento de Química da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Dequim-UEPG), Juliana Inaba, recebeu na última segunda-feira (28) uma moção de aplauso da Câmara Municipal. A homenagem foi proposta pelo vereador Dr. Erick, por conta do Prêmio Internacional de Pesquisa em Oncologia e Pesquisa do Câncer, que a docente recebeu no ano passado, com o trabalho desenvolvido em parceria com o Grupo de Pesquisa de Biomoléculas e Bioatividade (GEBB).
A pesquisa desenvolveu um sistema para quantificar o 5-fluorouracil – uma substância utilizada em tratamento de tumores sólidos, como adenocarcinoma colorretal, câncer de mama, pâncreas, estômago, próstata, cabeça e pescoço. A plataforma para identificar essa substância utiliza nanopartículas de prata que não agridem a natureza. “Esse projeto foi desenvolvido inteiramente sem recursos financeiros diretos para a aquisição de reagentes e equipamentos, contando somente com bolsas dos programas de iniciação científica para os alunos e incentivo de outros grupos de pesquisa”.
Juliana relata os desafios impostos para a pesquisa pela diminuição de incentivos governamentais. “A pesquisa é um trabalho de formiguinha. É uma atividade que exige muito dos professores, pela constante necessidade de proposições de projetos em editais, na tentativa de obtenção de recursos financeiros”, ressalta. A docente destaca o apoio e incentivo da UEPG no desenvolvimento das pesquisas. “A Universidade tem se mostrado ativa e interessada em nos auxiliar na tarefa do desenvolvimento e manutenção dos projetos e laboratórios de pesquisa”, finaliza.
Texto: Jéssica Natal | Foto: Divulgação