Os profissionais que trabalham na área cultural do Paraná terão acesso a cursos de extensão e pós-graduação gratuitos a partir do ano que vem. Em cerimônia de abertura do 17º Festival de Dança de Londrina, na última quinta-feira (03/10), a UEPG, representada pelo Professor Carlos Willians Jaques Morais, diretor do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância, assinou termo de cooperação técnica com a Secretaria de Comunicação Social e Cultura.
A cerimônia contou com a participação do Secretário de Estado da Comunicação Social e da Cultura Hudson José e de importantes autoridades da cultura no Estado do Paraná. O termo de cooperação técnica celebrado é o resultado de uma série de demandas verificadas por aqueles que se encontram na gestão cultural nos municípios do Estado. Segundo o Secretário da pasta, “trata-se de uma ação democrática e descentralizada da cultura, e que leva conhecimento e informação para aqueles que coordenam e executam a cultura nos municípios do Estado do Paraná”, afirma.
De acordo com o secretário, a qualificação dos profissionais da área atende aos pedidos feitos nas audiências regionais de Cultura, promovidas pelo Governo do Estado neste ano, com a participação de 1.319 pessoas, de 145 municípios. “Uma das questões abordadas nesse processo foi a dificuldade de qualificação dos agentes que atuam na área cultural. A secretaria acatou esse pedido, a UEPG respondeu ao nosso chamado e formatou esses cursos”, explicou Hudson José.
“As capacitações vão atender as demandas que muitos grupos culturais têm, como a dificuldade de finalizar e apresentar projetos para captação de recursos, tanto para o Profice como para outras leis de incentivo”, salientou o secretário. O 17º Festival de Dança de Londrina ocorre entre os dias 03 e 13 de outubro, no Cine Teatro Ouro Verde. O evento, organizado pelo Governo do Paraná e pela Copel, é reconhecido como um dos maiores festivais de dança do país. A abertura contou com a emocionante apresentação “A Sagração da Primavera” do Balé Teatro Guaíra, de Curitiba, que em 2019 completa 50 anos de espetáculos.
CURSOS – Neste primeiro momento, serão ofertados três cursos: a pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas de Cultura, com mil vagas e 360 horas; os cursos de extensão para Produtor Cultural, com mil vagas e 40 horas de formação; e para Conselheiros de Cultura, com a disponibilidade de 750 vagas.
Por se tratar da modalidade EAD, profissionais de todo o Paraná poderão participar das formações. A assessora da Secretaria da Comunicação Social e da Cultura Elietti de Souza explicou que as formações foram pensadas tendo em vista as diferentes etapas do processo cultural. “Não basta ter apenas o recurso, é preciso que as pessoas tenham capacidade de fazer a produção cultural, saibam fazer a gestão das políticas públicas da área”, disse.
Ela acrescentou que toda a gestão de política pública passa pelo controle social, feito pelos conselhos municipais e estadual de Cultura. “Para que o conselheiro esteja apto para a função, também foi solicitada a capacitação na área, para melhorar a capacidade de discussão das políticas culturais”, completou Elietti.