O Reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), professor Miguel Sanches Neto, recebeu nessa quarta-feira (01) a visita do professor Luciano Döll. Na oportunidade, foi apresentado e discutido o programa de inovação Alegra Coonecta, que busca startups para soluções no mercado alimentício.
O Edital, publicado pela indústria de alimentos Alegra, procura startups que mostrem, por meio de soluções criativas e inovadoras, como fazer a diferença no alimento, seja na produção, distribuição ou no consumo. O programa é desenvolvido pela Digital Agro, em parceria com a Unium e Inbix Ventures. As inscrições vão até o dia 26 de junho.
O Alegra Coonecta é dividido em três principais temas: ESG (Environmental, social, and corporate governance, ou Administração ambiental, social e corporativa, em tradução livre); Novos Produtos ou Processos; e Experiência do Consumidor. Luciano Döll, CEO e co-founder da Inbix Ventures, parceira da iniciativa, afirma que com o edital espera-se selecionar empresas inovadoras, com propósito bem definido, engajamento e, principalmente, que possuam sinergia com a empresa Alegra.
Döll avalia que as startups da região enfrentam desafios em seu crescimento e que oportunidades como esta são um incentivo importante para o processo: “Hoje já existem startups no ecossistema regional que enfrentam, por vezes, dificuldade em crescer. Em alguns casos, esta dificuldade está associada com a falta de recursos e expertise corporativo que possa fomentar o projeto e validar a solução proposta pela startup. O edital da Alegra é uma oportunidade para dar visibilidade ao projeto e também para permitir o acesso à empresa”.
No programa, dez startups serão pré-selecionadas e irão apresentar o pitch na Digital Agro, no dia 14 de julho, em Curitiba. Dessas, quatro passam para a segunda fase, quando terão a oportunidade de conhecer a fábrica da Alegra, aplicando a sua tecnologia e modelo de negócio. Dentre os benefícios oferecidos pelo programa estão a possibilidade de acesso ao fundo de investimento e novos negócios Unium, marca institucional das indústrias das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, e potencial parceria com as cooperativas da marca.
Döll ainda reitera o convite à participação da comunidade acadêmica da UEPG e seus projetos de inovação: “Sem dúvida, estes editais de inovação são um incentivo para alunos que ainda estão na fase de ideação. A perspectiva de uma carreira empreendedora pode florescer à medida que o aluno percebe a importância do ecossistema de inovação. Além disso, saber que empresas incumbentes e maduras estão à procura de novos e inovadores projetos é um incentivo adicional para alunos e também para professores que detém conhecimento técnico e expertise em áreas específicas de conhecimento”.
Para inscrições e mais informações sobre o programa estão disponíveis no site do Alegra Coonecta.
Texto: Cristina Gresele | Foto: Divulgação