Na última segunda-feira (19), foi realizada a primeira reunião online de trabalho entre a equipe da nova gestão do Grupo Zicosur Universitário, agora sob a presidência do reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), professor Miguel Sanches Neto. O objetivo do encontro foi a definição de pautas a serem trabalhadas, datas e cronograma de encontros virtuais com a presidência, além de discutir a próxima plenária de reitores, que será realizada em março de 2023.
A presidência
O professor Miguel foi eleito presidente do Grupo Zicosur Universitário durante conferência periódica do Grupo, realizada de forma híbrida – online e presencial – na segunda-feira (12). A conferência se deu em dois momentos do dia, discutindo temas como a internacionalização do ensino, cooperação e mobilidade entre as Universidades que compõem o grupo, além de agenda, pautas e normativas. A reunião de trabalhos do período tarde discutiu o novo estatuto e elegeu o professor Miguel e o professor Ángel González Rodriguez, reitor da Universidad Nacional de Caaguazú (Paraguai) como presidente e vice, respectivamente. Os nomes dos professores Miguel e Ángel para a presidência foram sugeridos em moção do professor Mariano Adolfo Pacher Morel, reitor da Universidad Nacional de Canindeyú (Paraguai), proposta aceita por unanimidade pelos membros integrantes. A gestão 2022-2023 é assumida por um representante do Brasil, obedecendo o rodízio que o Grupo tradicionalmente adota.
O até então presidente, professor Oscar Alfonso Arellano, da Universidad Nacional de Catamarca (Argentina), definiu seu sentimento quanto ao período de gestão como uma honra por estar à frente do Zicosur. Na oportunidade, Oscar relembrou a importância do Grupo para a região e do trabalho realizado desejando um período próspero aos novos líderes.
A continuidade de um trabalho
Após cumprir o cargo de vice-presidente do Grupo Zicosur Universitário na gestão 2021-2022, Miguel assume agora a presidência. Para ele, assumir o cargo é assumir um compromisso com o fortalecimento da identidade de toda a região do Cone Sul, “através da integração entre as instituições por meio da pesquisa, por meio do ensino e por meio da cultura”. O Grupo Zicosur Universitário busca, através de projetos e iniciativas de internacionalização, a parceria entre instituições de ensino superior da América do Sul, com a finalidade de promover maior inserção internacional das instituições e incentivar o desenvolvimento econômico e social da região. Trata-se de um grupo de Universidades Públicas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Peru, criado com o propósito de complementar e potencializar o processo de cooperação universitária da Zona de Integração Centro-Oeste Sul-Americana.
Sulany destaca que as Universidades que participam do grupo têm desafios semelhantes, e unidas passam a ter a oportunidades de trocar experiências, prestar auxílio e crescer juntas. “Eu entendo que a presidência do professor Miguel vai beneficiar muito a internacionalização, não somente da UEPG, mas das Universidades brasileiras que estão envolvidas, no sentido de incentivar a colaboração, tanto da pesquisa como do ensino e extensão”.
Miguel afirma que diversas metas para a sua gestão já foram traçadas, como a articulação do Congresso de Ensino Superior de 2028 na tríplice fronteira. “Temos também como objetivo buscar articulação das ações a partir da agenda 2030 da ONU. Ou seja, várias ações que integrarão essas instituições que estão em partes muito distintas desses países”.
Texto: Cristina Gresele | Fotos: Fabio Ansolin