O Clube da Robótica, startup incubada no HUB de Inovação da Universidade Estadual de Ponta Grossa, é uma das finalistas do Capital Empreendedor, programa criado pelo Sebrae para aproximar e fomentar iniciativas inovadoras, visando crescimento de forma sustentável. Dentre os finalistas, o Clube da Robótica é o único projeto ponta-grossense selecionado. A rodada final do evento acontece nos dias 28 e 29 de novembro, em São Paulo.
Iniciado em 2019, o Clube da Robótica tem como objetivo levar uma maneira diferente de ensinar robótica e tecnologia nas escolas, incentivando a curiosidade dos jovens e crianças para que se tornem criadores de produtos tecnológicos e não apenas consumidores finais.
O Capital Empreendedor existe desde 2018, e desde 2020 conta com presença notável de diversas startups paranaenses. “Para nós é uma grande satisfação chegar à final do Capital Empreendedor, o circuito de investimentos é uma fase onde poucos vão participar. Iniciaram 200 startups e agora são apenas 6 concorrentes. Ter o Clube da Robótica como um dos finalistas é um motivo de muita alegria e sensação de dever cumprido”, comenta Evandro Kafka, um dos empresários responsáveis pelo Clube.
Dentro de suas ações, a startup já enviou mais de mil kits de robótica para todo o Brasil e pretende continuar levando essa tecnologia para o maior número possível de casas e escolas.
Texto: Amanda Graziely Santos Foto: Cristina Gresele