UEPG destaca atuação dos professores na instituição

A Universidade Estadual de Ponta Grossa é feita por pessoas. Neste dia 15 de Outubro, a UEPG destaca o papel desempenhado por todas as professoras e professores que nestes 50 anos de instituição formaram milhares de profissionais.

Hoje, mais de 900 professores estão à frente da formação de 10 mil estudantes da UEPG, uma grande comunidade que desenvolve seus estudos na modalidade presencial e na educação a distância. Para o professor e vice-reitor Everson Krum, o docente é o capital intelectual indispensável na formação daqueles que passam pela UEPG em diferentes níveis. “Se considerarmos as faculdades precursoras e o Colégio Agrícola, temos mais de 80 anos de existência. Décadas que resultaram neste grande complexo educacional com professores atuando na educação infantil – CAIC, ensino médio – CAAR e no ensino superior”, contextualiza o vice-reitor.

“Nossos mestres são a base da formação de crianças, jovens e adultos, na graduação, na extensão e na pós-graduação”, destaca Krum. “Valorizamos o professor em todos estes níveis porque ensinar é um gesto que vai além das salas de aula e dos laboratórios. Na UEPG temos orgulho em contar com pessoas capacitadas e que adoram ensinar, transferir informações, compartilhar conhecimentos e fazer ciência. Ser Professor é ajudar na construção de uma sociedade mais humana, igualitária, crítica e solidária”, complementa Krum.

Neste dia dos professores, a Prograd agradece a todos os docentes pelo empenho em tornar nossa instituição de excelência no ensino, na extensão e na pesquisa. “Também agradece a todos aqueles que, para além do ensino, da extensão e da pesquisa, se aventuram nas direções dos setores de conhecimento, nas coordenações de curso, nas chefias de departamento, na composição dos NDEs, nas lutas sindicais, nas comissões diversas, na representação da UEPG em atividades externas, no repensar dos currículos da graduação. Por fim, nunca é demais lembrar que o docente universitário é a base para a formação dos muitos profissionais que atuam em nosso país. Todo nosso respeito a este professor que, ainda com as adversidades do momento atual às universidades brasileiras, enfrenta o presente e segue firme demonstrando o valor de sua ampla atuação. Um parabéns de toda a Prograd a nossos professores”.

A pesquisa e a pós-graduação são áreas de forte atuação docente na UEPG, em 11 cursos de doutorado, 22 de mestrado e 5 de mestrado acadêmico. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Giovani Fávero, destaca que os docentes são o elo indispensável entre a pesquisa e da inovação dentro das universidades. “Em um momento de mudanças drásticas na sociedade, em que boa parte das profissões que conhecemos hoje deixarão de existir, a docência permanecerá”, diz. “O que mais chama a atenção é o fato de que desde o dia da criação do Ensino Elementar no Brasil, pelo decreto do Imperador Pedro I, em 15 de outubro de 1827, a luta pela descentralização do ensino, salários e o modo de contratação dos professores ainda é discutido diariamente”, enfatiza Fávero.

A Pró-reitora de Extensão e Assuntos Cultura, Cloris Gden, afirma que o professor universitário exerce papel fundamental na articulação do ensino, da pesquisa e da extensão. “A UEPG desenvolve mais de 170 projetos de extensão e o professor que atua em cada um deles consegue transformar a relação entre a sociedade e a comunidade acadêmica por meio da democratização do saber adquirido”, diz.

“Destaco que temos trabalhado para melhorar as condições de atuação docente na UEPG, exemplo disso é o Programa UEPG Abraça, que realiza atendimento psicossocial à toda comunidade acadêmica”, diz Marcos Vinicius Fidelis, Pro-reitor de Recursos Humanos. “Os professores merecem nossa homenagem pois dia a dia transformam as vidas de nossos alunos, fortalecem a comunidade e a nação, sempre com amor e  dedicação. São os heróis da vida real”, enaltece Fidelis.

Carlos Willians Jacques, diretor do Nutead, afirma que ser professor(a) é gerar oportunidades que um dia nos foram geradas. “Ser Professor(a) EaD é ampliar essas oportunidades em suas dimensões temporais e espaciais, fazendo a diferença na vida de pessoas e comunidades onde nem imaginamos. Ser professor presencial ou virtual é ser agente de esclarecimento e transformação social por meio do trabalho docente”.