Sob a convocação do Sebrae, o Comitê Territorial ‘Avança Campos Gerais’ retoma as atividades para traçar novas linhas de ação que levem ao desenvolvimento econômico e social da região. A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) integra o Núcleo de Educação Empreendedora e mobiliza outros atores e instituições de ensino para levantar prioridades e traçar estratégias.
O Comitê integra dez municípios da região: Carambeí, Castro, Ipiranga, Jaguariaíva, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, São João do Triunfo e Sengés. O objetivo é estabelecer, fortalecer e implementar a governança, encarada como primeiro passo para desenvolver inovação e impulsionar ações de desenvolvimento.
O presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), e prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro destaca a importância da atuação da governança. “Precisamos do comprometimento da sociedade civil organizada para conseguir alcançar o desenvolvimento. A academia, com a expertise de seus profissionais e acadêmicos,auxilia com pesquisas e projetos. Já as empresas são responsáveis por girar a economia e conseguir novos investimentos. Junto com o poder privado conseguiremos fazer mais”, avalia.
“Fizemos um chamamento e já conseguimos a participação da Faculdade Sagrada Família (Fasf) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)”, explica Cleise Tupich Hilgemberg, diretora do Centro de Educação Empreendedora (CEE-UEPG). “O objetivo do eixo educação é disseminar o conhecimento para formação do empreendedorismo, desmistificando o que realmente é o empreendedorismo”.
A professora tem vasta experiência e conhecimento na área de Economia, desenvolvendo pesquisas e projetos voltados ao mercado de trabalho, insumo-produto, economia aplicada e políticas públicas. Para ela, o ‘Avança Campos Gerais’ é um importante passo para que as lideranças tomem conhecimento da realidade e se unam em prol do desenvolvimento da inovação e da tecnologia no município e na região. “A UEPG é a única universidade do estado que possui um Centro de Educação Empreendedora. Temos vários cursos que desenvolvem o tema, o que impulsiona a importância e a responsabilidde da instituição no comitê”, reforça Cleise.
A reunião contou também com a presença de Rodrigo Simionato, diretor da Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (Agipi-UEPG) e de Lidiane Peres, que atua na Agipi e participa dessa retomada dos trabalhos do Comitê. “Queremos reunir um grupo maior, envolvendo também a iniciativa privada e outras instituições de educação superior”, explica Lidiane. “Em seguida, faremos uma capacitação desses atores, com o objetivo de pensar e identificar as necessidades de diversos setores, com um planejamento estratégico, identificando as demandas para levá-las aos setores executivos do poder público que têm a capacidade de executar as ações”.
Ela ressalta que a Agipi está sendo credenciada no programa de governo para Agências para o Desenvolvimento Sustentável e Inovação do Paraná (Ageuni). Esse programa prevê ações estratégicas para o desenvolvimento da região dos Campos Gerais, como a identificação das demandas da sociedade e das empresas para conectar essas demandas com o desenvolvimento de pesquisas, processos e serviços das Universidades. “Por isso a UEPG faz parte deste e de outros comitês, como o Vale dos Trilhos. Para 2023, vamos participar de outros ecossistemas também para acompanhar e identificar demandas, de forma conectada”, completa Lidiane.
Texto: Sandrah Souza Guimarães | Foto: divulgação