O Governo do Paraná, por meio da Secretaria Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), divulgou em janeiro edital para o Programa Universidade Sem Fronteiras (USF). O projeto é voltado às Instituições de Ensino Superior (IES) públicas ou privadas que praticam a disseminação de conhecimentos via projetos de extensão. As inscrições estão abertas até às 12h59 de 10 de fevereiro.
Após a inscrição, serão três etapas até a aprovação completa – análise do projeto, ajustes e adequações dos escolhidos, e por fim, validação de documentos. Os projetos interessados em participar devem estar em sintonia com os temas dos Subprogramas e priorizar projetos que serão desenvolvidos em regiões com baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), que são indicadas pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), disponível em anexo ao edital.
Serão 85 projetos escolhidos, sendo que pelo menos 56 destes contemplarão Instituições Estaduais de Ensino Superior. As demais vagas deverão ser preenchidas por projetos das outras instituições, desde que tenham atingido a pontuação mínima de corte ou nota superior a 70 pontos na avaliação.
O programa ainda oferece bolsas para os projetos selecionados, para custeio de coordenadores, alunos extensionistas, alunos de graduação e profissionais recém formados. As bolsas podem variar entre R$500 a R$2.500, conforme o nível de função exercida pelo participante.
Subprogramas
O USF está inserido dentro do programa “Paraná mais Ciência” e visa disseminar conhecimento através da extensão universitária, contribuindo com o cumprimento da função social das instituições de ensino. O Programa trabalha em áreas como educação, inovação, agricultura familiar e agroecologia, promoção da saúde, diversidade cultural, inclusão e direitos sociais.
Cada Subprograma do projeto contém uma lista de objetivos específicos que buscarão ser realizados durante sua execução. Podem participar do programa equipes multidisciplinares, desde que compostas por profissionais capacitados na área correlata aos objetivos do projeto, formados obrigatoriamente por professores, coordenadores, extensionistas/pesquisadores, profissionais recém- formados e estudantes de graduação do ensino superior.
Leia mais informações no edital aqui.
Texto: Amanda Santos | Foto: Aline Jasper