Na última quarta-feira (01), a equipe do Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e Adolescência (Neddij) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizou uma visita a Vara da Infância e Juventude (VIJ) da Comarca de Ponta Grossa. Durante a visita, os participantes estiveram junto à Noeli Salete Tavares Reback, magistrada da comarca e a equipe do Fórum Estadual de Ponta Grossa.
Durante o encontro, a equipe do Neddij e representantes dos demais projetos puderam estreitar a relação de forma a alinhar todos os projetos e trabalhos a serem realizados neste ano, sempre com foco em fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos da Infância e Adolescência do Município. A coordenadora do Núcleo, professora Cleide Lavoratti, comenta que “é bastante importante essa aproximação para fomentar as parcerias deste ano e fortalecer o diálogo, alinhando fluxos de atendimento e defesa aos direitos da criança e adolescente”. Ela ainda reforça que durante o encontro o Neddij foi colocado como aliado imprescindível na rede de proteção à criança de Ponta Grossa, “o que demonstra um importante reconhecimento por parte das autoridades locais do trabalho realizado pela UEPG na garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes”.
O Neddij-UEPG realiza atendimento sociojurídico de famílias em condição de vulnerabilidade econômica, e busca auxiliar crianças e adolescentes junto às famílias, atuando através de ações como guarda, tutela e adoção. O grupo também atua na defesa jurídica de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, por meio de uma parceria com a Defensoria Pública.
Além das atividades de atendimento direto à população, o Núcleo também promove direitos da criança e do adolescente por meio de palestras, oficinas e demais eventos científicos. O Neddij atua de forma integrada com Ministério Público, Conselhos Tutelares, serviços de saúde, educação e socioassistenciais. A visita faz parte do cronograma 2023 do Núcleo, e ainda neste início de ano serão realizadas mais visitas a outras instituições como os conselhos tutelares, Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social.
Estiveram presentes na visita a coordenadora do Neddij, Cleide Lavoratti; as advogadas do Núcleo, Keila Cristina Carneiro e Luana Caroline Santos Fonseca; a assistente social do grupo, Raiane Chagas da Silva; a acadêmica de Direito, Bianca Miléo; de Serviço Social, Safira Pereira e Thabata Pavilak. Receberam o grupo a equipe do Juizado da Infância e Juventude: Ângela Silva e a Juíza Noeli Salete Tavares Reback.
Texto: Amanda Santos | Foto: Arquivo pessoal Cleide Lavarotti