Segundo a professora Rosita, o debate é um gênero que se configura, por essência, como sendo dialógico, argumentativo e oral. “Parte-se do pressuposto de que o debate faz parte das atividades sócio comunicativas em que nos encontramos inseridos e pode ser uma prática pedagógica e cidadã para a formação de pontos de vista e compreensão do discurso do outro. Importante ressaltar que o debate, pela forma como se configura, oportuniza a apresentação de pontos de vista de modo fundamentado o que exercita a atividade da argumentação que requer, não somente coordenar bons argumentos como também articular-se em relação ao contra-argumento, ao contraditório, à possível divergência. Sobre esse aspecto, o respeito ao discurso do outro precisa ser salientado, praticado”, destaca a professora.
“Pretendemos por em relevo as características do debate oral e suas variações, além de apresentar atividades já desenvolvidas em dois colégios estaduais de Ponta Grossa”, conta a coordenadora. Além da professora coordenadora, estão envolvidos na produção do evento cinco acadêmicos do curso de Letras da UEPG. Para eles, “a participação se apresenta como enriquecedora a medida que se relacionam com profissionais de ensino e outros acadêmicos para trocar experiências e dividir conhecimentos a respeito do tema”.
Para os participantes, a oficina terá certificação de 4h. O evento é aberto a professores, acadêmicos do curso de Letras e demais interessados. Inscrições podem ser feitas no site: http://napuepg.blogspot.com/