Alunos e professores do curso de Farmácia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizaram visita técnica à sede de empresa farmacêutica em Curitiba, em 12 de maio. Os acadêmicos do terceiro ano de graduação, acompanhados dos professores Lorene Armstrong, Vanessa Torres e Flávio Beltrame, conheceram a Dall Soluções, empresa especializada em produtos fitoterápicos, baseados em plantas medicinais.
Os visitantes conheceram os laboratórios e a estrutura da empresa e puderam aprender sobre a rotina na produção, organização, controle de qualidade e venda de serviços de uma empresa farmacêutica. A visita foi realizada como parte da disciplina de Fitoterapia, ministrada por Lorene.
A professora explica que as informações apresentadas aos alunos durante a visita coincidem com o que aprendem desde o inicio da graduação. “Eles puderam ver de maneira interdisciplinar a aplicação na prática de tudo que já estudaram, agregando conhecimento para a sua formação”. Desde o começo da graduação, os estudantes do curso de Farmácia têm contato com plantas com propriedades medicinais. Na disciplina de Fitoterapia, os acadêmicos realizam a identificação, análise e composição química e ação farmacológica das plantas, explica Lorene. “É fundamental que o profissional disponha de conhecimentos sobre as diferentes áreas de atuação de um farmacêutico, o que torna as visitas de campo experiências enriquecedoras para a formação dos estudantes”, destaca.
Fitoterapia é uma ciência que estuda as funções terapêuticas das plantas e vegetais para prevenção e tratamento de doenças. A estudante Gabrielle Ayres, que esteve na visita, pesquisa sobre fitoterapia desde 2022 e irá iniciar pesquisa sobre o tema das plantas medicinais, sob orientação da professora Lorene. Para ela, conhecer o interior de uma empresa, a rotina e as práticas desenvolvidas foi uma experiência importante. “É como ver tudo que aprendemos em sala de aula sendo posto na prática. Há coisas que, na teoria, nem conseguimos imaginar, e nos é permitido quando podemos visitar esses lugares”, destaca a acadêmica.
Texto: Gabriel Miguel | Foto: Arquivo pessoal