Ageuni-UEPG seleciona projetos que promovem tecnologia e desenvolvimento

Compartilhe

A Universidade Estadual de Ponta Grossa se reuniu com prefeitos de municípios da região e entidades ligadas a setores econômicos para deliberar e submeter propostas concorrentes em edital da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação do Paraná (Ageuni). Os encontros, que ocorreram nos dias 5 e 10 de julho, foram mediados pelo vice-reitor da UEPG, professor Ivo Mottin Demiate, e o diretor da Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (Agipi), professor Rodrigo Simionato.

Participaram das discussões o presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico (FAUEPG), Sinvaldo Baglie; prefeituras da Associação de Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e Associação de Municípios do Suleste do Paraná (Amsulep); e representantes de federações industriais e agrícolas, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e do Sistema S.

O processo seletivo de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento e Inovação (P&DI), da Ageuni, visa financiar projetos de inovação nos municípios paranaenses, em diferentes áreas de desenvolvimento, por meio da integração entre órgãos públicos, cooperativas, startups e entidades sociais. Os projetos aprovados contarão com investimento financeiro do Fundo Paraná e serão articulados e apoiados pelas universidades estaduais, responsáveis pela gestão dos comitês regionais da Ageuni, e suas respectivas fundações de apoio.

Durante a reunião, foram analisadas diferentes propostas de projetos, entre os quais foram buscados os que melhor se encaixavam nos eixos prioritários estabelecidos pelo edital: Agricultura e Agronegócio; Biotecnologia e Saúde; Cidades Inteligentes; Sociedade, Educação e Tecnologia. O grupo avaliou projetos que relacionavam o emprego de novas tecnologias a diferentes áreas econômicas, além de elegeram  29 propostas para representar a região no edital.

O diretor da Agipi-UEPG e Secretário Executivo do Comitê Gestor Regional da Ageuni na região, professor Rodrigo Simionato, comentou sobre os projetos aprovados, que concorrerão à próxima fase do processo seletivo. “A mobilização e integração da UEPG e as prefeituras foi determinante para o sucesso deste programa lançado pela Seti. O município de Ponta Grossa, cidades vizinhas e os empresários da região serão beneficiados pelos resultados da parceria”, comenta.

“É de suma importância a AMCG estar presente, representando seus 19 municípios, nesta oportunidade oferecida pelo Governo Estadual para  promover o desenvolvimento”, ressalta a presidente da AMCG e prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso. Ela conta ser satisfatório participar do processo junto à UEPG, a que se refere como “potência de desenvolvimento” para a região dos Campos Gerais.

O presidente da FAUEPG, Sinvaldo Baglie destaca o papel da Fundação de contribuir para o cumprimento das metas dos projetos aprovados, de forma que traga os melhores resultados e o consequente impacto positivo de desenvolvimento regional sustentável esperado. “A parceria da Universidade com os municípios englobará diversos saberes de seus pesquisadores para agregar novas tecnologias na solução de problemas locais”, celebra.

Texto e fotos: Gabriel Miguel

 

 

 

 


Compartilhe

 

Skip to content