UEPG tem novos doutorados em Biologia Evolutiva e Ensino de História

Compartilhe

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) agora oferece dois novos cursos de doutorado. Aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), os doutorados passam a integrar os programas de pós-graduação Profissional em Ensino de História (ProfHistória), em rede com diversas instituições brasileiras; e em Biologia Evolutiva (PPG-Bioevol), em parceria com a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

Com os novos cursos, a UEPG passa a contar com 13 cursos de doutorado e 27 de mestrado. O professor Giovani Marino Favero, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, comemora a qualidade dos programas de pós-graduação, que permitiu a aprovação dos novos doutorados. “A aprovação do programa de doutorado em Biologia Evolutiva é uma vitória dos docentes, discentes e agentes universitários, que trabalharam com muito empenho desde a criação do Mestrado, em 2007”, aponta. “O programa de Ensino de História é relativamente recente, de 2016, e o seu doutorado foi rapidamente aprovado devido à qualidade do trabalho desenvolvido na UEPG e nas demais instituições que fazem parte desse Programa”.

 ProfHistória

Formação de qualidade e continuada para os docentes em História que atuam na Educação Básica: esse é o objetivo do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História (ProfHistória). Ao mesmo tempo, o curso é ofertado em 39 instituições brasileiras, sob coordenação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O Programa possui nota 5 (Muito Bom) na Avaliação Quadrienal da Capes.

Na UEPG, o Programa é coordenado pela professora Georgiane Garabely Heil Vázquez. São três linhas de pesquisa: “Saberes Históricos no Espaço Escolar”, sobre as condições de formação do estudante e do professor e o exercício do ensino de História na escola; “Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão”, que desenvolve estudos sobre a questão da linguagem e da narrativa histórica, considerando diferentes tipos de suportes, e a produção de materiais destinados ao uso educativo; e “Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória”, que investiga a produção e aprendizagem da História fora do espaço escolar, considerando lugares distintos como os museus, o teatro, os centros culturais e o espaço urbano em geral.

Como explica a professora Georgiane, o PPG é voltado para a formação de professores e professoras de História da Educação Básica, que atuam em qualquer etapa, da Educação Infantil ao Ensino Médio. “É uma forma de a universidade estar atuando diretamente na formação continuada de professores, fornecendo qualificação em nível de mestrado e agora, em nível de doutorado, também, para disputar as vagas na docência”, diz.

“Através desse programa, os futuros doutores contribuirão para a melhoria da qualidade do ensino de história, incentivando o pensamento crítico, a compreensão contextualizada e o desenvolvimento da consciência histórica nos estudantes”, explica o pró-reitor. “Além disso, sua pesquisa poderá auxiliar na criação de novas abordagens curriculares, materiais didáticos e estratégias de ensino que tornem a disciplina mais acessível e relevante para as novas gerações”.

O processo seletivo e o ingresso da primeira turma de doutorandos do ProfHistória estão previstos para o segundo semestre de 2024. “Todo o corpo docente ficou muito feliz com a notícia do doutorado, porque isso tem um impacto significativo para a pós graduação na UEPG e também para a formação dos professores da educação básica, através da interação entre universidade e comunidade”, complementa a professora Georgiane. Mais informações sobre o ProfHistória em rede nacional estão disponíveis no site.

         Biologia Evolutiva

“Compreender os mecanismos evolutivos que moldam a diversidade da vida na Terra é crucial para desvendar questões fundamentais sobre a origem das espécies, adaptação, extinção e a complexidade da vida em seu contexto histórico”, comenta o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação. O Programa de Pós-Graduação em Biologia Evolutiva (PPG-BioEvol) é oferecido em associação ampla entre UEPG e Unicentro, com o objetivo é formar pessoal de nível superior capacitado para atuar na área de Biodiversidade, com enfoque principal na Biologia Evolutiva.

“O programa de doutorado em Biologia Evolutiva oferece uma oportunidade única para estudantes e pesquisadores aprofundarem seus conhecimentos teóricos e práticos, além de desenvolverem habilidades de pesquisa avançadas”, avalia Favero. O programa permite explorar áreas diversas da biologia, como genética, paleontologia, ecologia e comportamento animal, proporcionando uma base sólida para a compreensão dos mecanismos e padrões evolutivos. “Além disso, os doutorandos terão a oportunidade de contribuir com novas descobertas, impulsionando o campo da Biologia Evolutiva e fornecendo informações valiosas para a conservação da biodiversidade e o entendimento dos desafios enfrentados pela vida em um mundo em constante mudança”.

A professora da UEPG Rosângela Tardivo, vice-coordenadora geral do Programa, complementa que a aprovação do doutorado deve permitir a continuidade na formação de pesquisadores e cientistas que vão abordar essa área da biologia, bem como a caracterização da biodiversidade, conservação da natureza e resolução de problemas socioambientais. “O Doutorado em Biologia Evolutiva trará relevantes impactos acadêmicos e sociais, como a continuidade na formação de pesquisadores e cientistas de alunos egressos e no atendimento da sociedade como um todo”, calcula. “É a ciência em busca das soluções relacionadas à Biodiversidade e problemas de questões ambientais”.

O PPG-BioEvol oferece duas linhas de pesquisa: “Caracterização da Biodiversidade e Biologia Evolutiva”, sobre como a diversidade de animais, plantas e microorganismos está distribuída, quantas espécies existem e suas relações, e “Biologia Evolutiva”, que estuda as mudanças dos organismos, suas relações, dinâmicas e padrões de distribuição no espaço e no tempo.

Como destaca o coordenador geral, professor Paulo Roberto da Silva, da Unicentro, o programa tem como objetivo a formação de pessoal de nível superior que possa atuar na região de abrangência das duas universidades, onde se concentram as florestas de araucária, principalmente. “Para a nossa região, esse curso vai ser muito importante porque é o primeiro curso de doutorado que vamos ter na área de Biodiversidade, de Ciências Biológicas. Era uma lacuna que tínhamos na região e isso faz dessa aprovação uma responsabilidade muito grande das universidades, do curso e dos professores envolvidos em fazer uma formação de qualidade para os alunos que entrarem no doutorado”, enaltece.

A partir do resultado da última avaliação da Capes, em que o Mestrado em Biologia Evolutiva recebeu nota 4, foi possível solicitar a implantação do doutorado.  Na primeira oferta, que terá processo seletivo no início de 2024, é projetada a abertura de 13 vagas. Mais informações e editais estão disponíveis no site do PPG.

Texto: Aline Jasper | Fotos do PPG-BioEvol: Aline Jasper | Fotos do PPG-ProfHistoria: Divulgação/Acervo Pessoal


Compartilhe

 

Skip to content