O Grupo de Teatro Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa (GTU-UEPG) foi homenageado com moção de aplauso pela Câmara de Vereadores de Ponta Grossa. A homenagem ocorreu durante sessão plenária, na última quarta-feira (02).
Os membros do GTU, a pró-reitora de Extensão e Assuntos Culturais da UEPG, professora Maria Salete Marcondes Vaz e o diretor de Assuntos Culturais, professor Nelson Silva Junior, foram aplaudidos e receberam certificados assinados pelo vereador Doutor Erick, autor da moção de aplauso, aprovada por unanimidade na semana anterior.
“Vejo a moção como um incentivo para fomentar o interesse da comunidade de poder expressar seus anseios, desejos e talentos por meio da arte”, declara o diretor do GTU UEPG, professor Daniel Frances. Ele afirma que em menos de um ano de atuação, o grupo desenvolveu diversas atividades, com muito impacto na cultura da cidade.
Para o diretor de Assuntos Culturais da UEPG, professor Nelson Silva Júnior, não há dúvida da responsabilidade da UEPG na cultura local. “Desde levar a arte para a sala de aula, passando pelos grandes festivais e a recriação do histórico grupo de teatro, todas são marcas da universidade na cultura”, comemora.
Em seu discurso durante a homenagem, o vereador Doutor Erick explica que o objetivo da moção de aplausos é exaltar o papel de promover qualidade de vida que o GTU desempenha. “Como médico, percebo o quanto as pessoas se apegam à arte nos momentos difíceis e o quanto são transformadas por ela”, exalta o parlamentar.
Em 18 de março 2023, o Grupo de Teatro Universitário (GTU) da UEPG reiniciou suas atividades, após 37 anos de inatividade. Sua refundação foi anunciada durante o 50° Festival Nacional de Teatro, no ano passado. Desde o retorno, o Grupo realizou peças e atividades culturais dentro e fora da universidade. O GTU é vinculado à Diretoria de Assuntos Culturais (DAC), da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais.
Texto e fotos: Gabriel Miguel