Nepia-UEPG integra projeto global para a proteção da juventude

Compartilhe

O Núcleo de Estudos, Pesquisa, Extensão e Assessoria sobre Infância e Adolescência (Nepia), do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) integrará uma ação global de combate à violência contra crianças e adolescentes. O convite foi feito no início do mês pela Coalização Brasileira pelo Fim da Violência contra a Criança e o Adolescente, programa que reúne cerca de sessenta entidades públicas e privadas dedicadas a pesquisar sobre o problema e elaborar ações para combatê-lo. A Coalização representa o Brasil na Parceria Global pelo Fim da Violência contra Crianças, da Organização das Nações Unidas (ONU).

A participação nas ações planejadas pela Coalização para 2023 complementarão o trabalho desenvolvido pelo Nepia em 150 escolas públicas de Ponta Grossa. Nessas atividades, os professores e estudantes membros do Nepia treinam as equipes escolares para identificar marcas de violência e acolher as vítimas.

Para a coordenadora do Nepia, professora Cleide Lavoratti, o convite é uma forma de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido ao longo de vinte e cinco anos para a proteção à infância em Ponta Grossa. “A participação da UEPG na Coalizão é uma oportunidade de manter canais de diálogo e troca de experiências entre instituições, gestores, comunidade científica e a sociedade de todo o Brasil”, destaca a coordenadora.

Há duas décadas, o Nepia realiza ações preventivas, assessora prefeituras da região e realiza atividades de conscientização. Todos os anos, o Núcleo promove a Semana de Enfrentamento à Violência contra a Criança e o Adolescente, com ações e atividades culturais, que chegou à 8ª edição em 2023.

Texto: Gabriel Miguel | Foto: Jéssica Natal

 


Compartilhe

 

Skip to content