O
O Fórum Nacional de Coordenadores UAB é uma instância representativa consultiva, formada por representantes eleitos pelas universidades e institutos federais ou universidades estaduais e municipais. A posse foi assinada por Mercedes Bustamante, presidente da Capes. “Estamos num tempo de união e reconstrução das políticas públicas. Nesse momento, precisamos nos unir para levar Educação Superior de qualidade para o interior do país. Temos muitas demandas de formação para atender, e contamos com o Fórum para que possamos traçar as políticas de expansão do sistema UAB”, destaca.
Carlos explica que a representação, via universidades estaduais e municipais, é resultado do trabalho de formação e articulação junto à Câmara EaD da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). “Isso nos permite levar à gestão do sistema UAB demandas que são bastante específicas do nosso segmento”, conta.
O objetivo é que o Fórum seja a instância de articulação permanente com a Capes e com outras secretarias e órgãos vinculados ao Ministério da Educação. O professor ressalta que a gestão deve representar as necessidades de todo o sistema do ensino a distância. “Temas como financiamento e oferta de novos cursos, entre outros, são comuns às instituições na sua totalidade, e por isso precisamos realizar um trabalho de abertura e diálogo para encontrarmos soluções razoáveis para todos”, afirma.
Para a diretora do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância da UEPG (Nutead), professora Patrícia Freitas, o trabalho da instituição tem muita credibilidade e reconhecimento nacional. “Há anos que nos colocamos na vanguarda da oferta de cursos EaD, e temos ampliado cada vez mais a nossa atuação graças ao apoio institucional que nos permite realizar uma gestão pedagógica, administrativa e tecnológica aberta às demandas formativas dos municípios que atendemos”. A relação com a Capes será facilitada a partir de agora, segundo ela. “Com a presença do professor Carlos junto à gestão do Fórum UAB, teremos mais acesso à Capes, para atendimento das necessidades institucionais”, relata.
Texto: Jéssica Natal | Foto de Capa: Amanda Santos | Fotos internas: Arquivo Pessoal