XII Congresso Brasileiro de Agroinformática discute a Internet das Coisas

Compartilhe

O XII Congresso Brasileiro de Agroinformática (SBIAgro 2019), que começou dia 11 e vai até 14 de novembro, traz esse ano como tema central a Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) na Agricultura, assunto atual e emergente na área rural.

O evento conta com a organização da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP) e da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo, campus de Indaiatuba, onde é realizado o Congresso.

Na visão de Alaine Guimarães, docente e coordenadora do programa de pós-graduação em Computação Aplicada e do curso de graduação em Engenharia de Computação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), “a IoT permite capacitar e integrar coisas ao redor das áreas agrícolas com os recursos da internet levando a uma maior conectividade e compartilhamento de dados” explica.

A professora também é presidente da Associação Brasileira de Agroinformática, promotora do Congresso, e explica que a IoT é um dos principais assuntos para se pensar em Smart Cities e o principal foco de Smart Farms, dado o potencial dessa tecnologia para automatizar e conectar fazendas ao contexto urbano. “O avanço da ciência e tecnologia no setor agrícola apresenta crescimento muito rápido. É importante preencher a lacuna entre os mundos digital e físico, tornando os processos no campo mais simples, rápidos e seguros”, afirma.

“A agrotecnologia tem imenso potencial para inovação e grandes desafios como o de viabilizar o incremento da produtividade sem  aumentar a área de produção”. A internet das coisas, também tratada em alguns lugares como Internet de Tudo (IoE), segundo Alaine, contribui para enfrentar esses desafios por meio de melhorias no rendimento e na eficiência da produção. “A agricultura passa a ser tratada como agricultura inteligente e abre-se um imenso campo na pesquisa para tratar de dificuldades ainda enfrentadas na adoção da IoT como: integração de informações provenientes de diferentes fontes, padrões da indústria e ainda aspectos do modelo de negócios”, finaliza a docente.

O Congresso é o principal evento científico da área de informática aplicada à agricultura no Brasil e seu objetivo é promover o compartilhamento de resultados de pesquisas, a troca de ideias sobre trabalhos em andamento e a inovação no setor. O evento é composto por painéis, palestras, apresentação de trabalhos científicos, concurso de teses e dissertações, além de um concurso de Iniciação Científica e do Conect@, evento de parceria e relacionamento empresarial. Nesta edição, haverá também espaço para resumos, na categoria pôster, com a finalidade de proporcionar a apresentação de soluções de ferramentas, processos tecnológicos ou resultados parciais de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Fotos: Divulgação SBIAgro

 


Compartilhe

 

Skip to content