O Festival Nacional de Teatro da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Fenata-UEPG) recebe Oficina de Acessibilidade Teatral, no próximo sábado (04). A atividade é parte da programação do Festival e do 1º Seminário de Acessibilidade Cultural de Ponta Grossa e acontecerá no campus Central, das 14h às 17h.
O evento é realizado pela Inspire Projetos Criativos, com direção da produtora cultural Rafaela Prestes. A oficina, que será conduzida pelos audiodescritores Juliana Partyka e Manoel Negraes (ambos de Curitiba), vai abordar os fundamentos da audiodescrição; a dramaturgia inclusiva com atividade prática; e a mediação inclusiva e formação de plateia com deficiência visual. A atividade é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo link https://abre.ai/acessibilidade-teatral.
“Nossa proposta com esta série de ações formativas é iniciar um processo de reconhecimento coletivo sobre a necessidade urgente de realizarmos atividades culturais inclusivas em Ponta Grossa. Precisamos reconhecer que acessibilidade não é um favor, mas deve ser encarado como algo natural quando falamos em uma programação cultural ‘para todos’”, defende Rafaela.
O 1º Seminário de Acessibilidade Cultural de Ponta Grossa conta com a parceria da Estratégia Projetos Criativos e do Centro de Estudos Cênicos Integrado (Ceci), e foi aprovado no Edital 011/2023 – Concurso Cultural para Propostas de Circulação, Formação e Produção Artístico-Culturais Alusivas aos 200 Anos de Ponta Grossa, com incentivo da Prefeitura de Ponta Grossa, Secretaria Municipal de Cultural e Conselho Municipal de Política Cultural, através do Fundo Municipal de Cultura.
Convidados
Juliana Partyka é atriz e dramaturga, mestre em Artes pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e doutoranda em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarin (Udesc). Atualmente é professora colaboradora na Unespar, sendo especialista em educação especial e inclusiva e em literatura contemporânea. É co-fundadora da Casa – Consultoria em Arte e Soluções em Acessibilidade, audiodescritora e autora do livro ‘Teatro e Acessibilidade’.
Já Manoel Negraes é pós-graduado em Tradução Audiovisual Acessível – Audiodescrição pela Universidade Estadual do Ceará. Atua desde 2018 como consultor na produção de audiodescrição de filmes, séries de TV, obras de arte, peças de teatro e livros pela Vias Abertas – Comunicação, Cultura e Inclusão e por empresas parceiras. Há mais de 15 anos atua na área de direitos humanos de pessoas com deficiência, com experiência no terceiro setor e no poder público. É autor do livro ‘Histórias e Memórias do Instituto Paranaense de Cegos’.
Oficina de Acessibilidade Teatral
Local: Campus Central da UEPG
Data: 04 de novembro de 2023 – sábado
Horário: 14h às 17h
Participação: gratuita
Inscrições: https://abre.ai/acessibilidade-teatral
Texto: Assessoria | Adaptação: Gabriel Miguel | Foto: Aline Jasper