Curso de Jornalismo finaliza trabalha em formatos audiovisuais no fim do ano

Compartilhe

O curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promoveu atividades voltadas para o audiovisual nas últimas semanas do ano letivo de 2023. As ações contemplaram disciplinas e projetos de extensão voltados à produções em vídeo e rádio.

Na última segunda-feira (11), o jornalista e roteirista Tiago Rogero conversou com estudantes do segundo ano sobre o processo de produção de podcasts. O bate-papo aconteceu no miniauditório do Bloco B, no Campus Central, com participação remota do jornalista convidado.

O evento foi realizado dentro da disciplina de Produção de Áudios Jornalísticos 2 e foi mediado pelo  professor da matéria, Ben-Hur Demeneck. Rogero falou sobre o podcast, Projeto Querino, idealizado por ele e produzido pela Rádio Novelo e a Revista Piauí. O objetivo da conversa foi possibilitar que os alunos conheçam o processo produtivo deste formato de conteúdo audiofônico, populares na internet.

Novo programa

Alunos do curso de jornalismo ainda publicaram o primeiro episódio do programa audiovisual ‘Saúde & Cidadania’. A iniciativa é resultado de uma parceria com projetos de extensão Combate à Desinformação, Agência de Jornalismo e Núcleo de Produção Audiovisual. Com duração de 10 minutos, o programa será apoio na divulgação do trabalho realizado pelo Conselho Municipal de Saúde de Ponta Grossa, por meio de uma atividade extensionista sem fins lucrativos.

A presidente da mesa diretora do Conselho, Gizelle Cheremeta, avalia a proposta. “Estamos motivados com a parceria, pois podemos mostrar um pouco do que os integrantes do Conselho Municipal de Saúde de PG, que atuam de forma voluntária, fazem pela saúde da população na Cidade”, diz Gizelle Cheremeta, presidente do Conselho. O professor Manoel Moabis, um dos coordenadores da produção, destaca a iniciativa pelo compromisso da Universidade com a democratização da informação. “É fundamental buscar formas de dar visibilidade ao trabalho realizado pelo Conselho de Saúde na Cidade”, avalia.

“A proposta é informar as decisões tomadas pelo Conselho para que a comunidade acompanhe e ajude a cobrar melhorias no sistema de saúde”, diz a estudante de Jornalismo da UEPG, Gabriele Proença, que apresenta o Saúde & Cidadania. O projeto tem periodicidade quinzenal, com duas edições concluídas, e deve retomar no início de fevereiro. A íntegra da primeira edição está disponível no canal do YouTube do projeto Combate à Desinformação nos Campos Gerais.

Texto: Jornalismo UEPG, com edição de Jéssica Natal e Gabriel Miguel | Foto interna: Divulgação | Foto de Capa: Jéssica Natal


Compartilhe

 

Skip to content