Escritores, estudantes e professores, que colaboraram para a produção do livro “PG em outros 200: olhares e leituras críticas ao bicentenário de Ponta Grossa”, marcaram presença em seu lançamento, que ocorreu ontem (21), no restaurante Cachaçaria Engenho 227, no centro de Ponta Grossa. Organizado por professores dos Programas de Pós-graduação em Educação (PPGE) e Jornalismo (PPGJor) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o livro foi publicado pela Editora Lambrequim,
Composto por análises, ensaios e perfis de personagens históricos locais pouco recordados, a obra tem por objetivo abordar a história do município por meio de uma pluralidade de perspectivas críticas sobre a construção da identidade local, diferentes dimensões da vida social e demandas da população. “Para além de olhar a cidade pelas suas belezas e sua história, é necessário um olhar crítico que avalie a condução de políticas públicas em seu bicentenário. Cumprimos o objetivo que propusemos por meio dessa pluralidade de visões”, destaca o organizador Sergio Gadini.
Para o professor Névio Campos, os diferentes olhares e leituras críticas presentes nos textos se complementam. “A leitura crítica que buscamos é aquela que traz para o público questões esquecidas pelas comemorações oficiais e mostra que Ponta Grossa é feita de diversos grupos sociais, principalmente por pessoas anônimas que, em regra, são invisibilizadas”. Ele ressalta que o livro aborda uma parcela dessas questões e experiências vividas pela população.
No início do ano letivo de 2024, a equipe organizadora do livro “PG em outros 200” disponibilizará a obra em formato PDF em plataformas digitais vinculadas ao PPGE e ao PPGJor.
Texto: Gabriel Miguel | Foto: Arquivo pessoal