O World Creative Day é celebrado em 21 de abril em todo o mundo. A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) participa desta edição do Dia Mundial da Criatividade e Inovação, que neste ano tem uma extensa programação na cidade nos dias 19, 20 e 21 de abril. Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), o evento foi celebrado pela primeira vez em 2018.
A contribuição da UEPG começa na sexta-feira (19) com a oficina “Bastidores da Inovação”, ministrada pelo professor Albino Szesz Junior, diretor da Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (Agipi) da UEPG. O evento acontece na sede da Agipi, no Campus Uvaranas, a partir das 14h, e vai abordar a Agência de Inovação em si, conversar com startups incubadas para aprender sobre a criatividade e o mundo dos novos negócios.
No sábado (20), a professora Gislaine Baniski, coordenadora da pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas para Inovação da UEPG, ministra a palestra “Criatividade: é possível ensinar?”. A ideia é desenvolver, por meio de uma proposta lúdica, como o cérebro aprende e como cada um pode elaborar intervenções para suas próprias equipes e liderados. A palestra acontece no Planalto Select Hotel, a partir das 15h.
Por fim, no domingo (21), o campus Uvaranas da UEPG recebe o “Campus Parque”, a partir das 8h. Com atividades com foco em saúde e bem-estar, o evento visa aproximar a Universidade da comunidade externa para que as pessoas possam desfrutar de um ambiente agradável, com práticas orientadas voltadas para toda família, de forma que as pessoas se sintam pertencentes a UEPG.
Todas as oficinas e palestras são gratuitas, mas é preciso que o interessado se inscreva em cada uma das atividades individualmente por meio do site da organização do evento, no qual também é possível também verificar a programação completa.
Dia Internacional da Criatividade
Essa é a primeira vez que o World Creative Day é celebrado em Ponta Grossa. Quem garante é o organizador do evento, Rodrigo de Barros da RDB Criatividade. Ele disse que se trata de um evento colaborativo e voluntário para celebrar a criatividade. “São 55 cidades promovendo o dia simultaneamente, mais de 2700 atividades e mais de 4000 mil pessoas envolvidas no fomento do Dia Mundial de Criatividade, o que faz a nossa comunidade a maior do planeta. Ponta Grossa estar presente nesse evento é muito relevante”.
“A importância desse evento para a UEPG é destacar a universidade como um motor catalisador de conhecimento e criatividade dos Campos Gerais e uma das maiores universidades do Brasil. Para nós, da organização do Dia Mundial da Criatividade, é super importante ter a UEPG conosco”, finaliza.
Texto: Tierri Angeluci | Foto: Aline Jasper