Projeto PET de Química recebe crianças para aula sobre os R’s da sustentabilidade

Na última segunda-feira (13) o Programa de Educação Tutorial (PET) dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Química da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu ilustres pequenos visitantes: alunos de 10 anos de uma escola particular da cidade vieram visitar nosso Campus e, de quebra, fizeram uma parada pelo laboratório de Química para ter um momento de pura aprendizagem sobre os 5 R’s da preservação.

Durante a atividade, eles conheceram o laboratório, assistiram vídeos sobre reciclagem e conversaram com o professor Sandro Xavier de Campos, tutor do grupo PET, sobre como podemos mudar o impacto ambiental dos ambientes em que vivemos. “Esta escola está trabalhando o tema de descarte de resíduos, então preparamos uma oficina especialmente para eles”, exalta o professor.  Ele explica que qualquer escola pode participar, desde o ensino fundamental até o ensino para jovens adultos. Os temas trabalhados surgem a partir das demandas que os educadores de cada instituição querem abordar.

A ideia que move o projeto é aproximar a UEPG da comunidade externa, divulgando o que acontece na instituição e sua importância para Ponta Grossa. “Além disso, estimula esses alunos a entrarem na Universidade quando percebem as várias oportunidades de bolsas, ajudas, projetos, que permite que estudem e permaneçam na instituição, mesmo não tendo condições financeiras. Eles ficam encantados com a UEPG”, celebra Sandro.

Os aluninhos ouviram atentamente cada instrução dada pelo professor e pelos alunos do projeto, fascinados com pedacinhos de plástico que seriam usados para experimentos científicos. Sandro explica que o foco principal da atividade era conscientizar os jovens cidadãos sobre o consumo consciente, reforçando o aprendizado dos 5 R’s: repensar, reutilizar, reduzir, recusar e reaproveitar. “A ideia era provocar nas crianças o espírito crítico para que tenham responsabilidade socioambiental desde cedo, entendendo o quanto são importantes essas ações para que no futuro ainda tenhamos um planeta para viver”, reforça o professor.

Para finalizar a atividade, a turminha de aproximadamente 15 alunos aprendeu a produzir fertilizante através da composteira orgânica, item que pode ser fabricado de forma simples em casa junto aos responsáveis. Eles ainda levaram mudas de melissa – ou erva-cidreira, como é conhecido em alguns lugares – plantadas dentro de garrafas pet recicladas com um sistema de auto-irrigamento, o que deixou os pequenos com os olhinhos brilhando.

Agende sua visita

Para agendar a visita com sua escola, você pode enviar um email para petquimica@uepg.br ou acessar o perfil do projeto nas redes sociais.

Texto e fotos: Amanda Santos