Nepia-UEPG organiza 9ª Semana de Enfrentamento às Violências Contra Crianças e Adolescentes

O Núcleo de Estudos, Pesquisa, Extensão e Assessoria sobre Infância e Adolescência da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Nepia-UEPG) promoveu a 9ª Semana de Enfrentamento às Violências Contra Crianças e Adolescentes, na última semana (13 a 18). O evento é alusivo ao dia 18 de maio e ao Maio Laranja, que marcam o combate ao abuso e exploração sexual infantil. As atividades reuniram professores e estudantes de várias licenciaturas da Universidade, membros da sociedade civil e profissionais do Serviço Social.

Para o vice-reitor da UEPG, professor Ivo Mottin Demiate, o evento demonstra a importância da proximidade da universidade pública com a sociedade. “Aqui no Serviço Social, a gente vê essa interação. Vocês vão lá na ponta, onde estão acontecendo as coisas, e fazem ações concretas”, explica Demiate. A abertura da Semana, realizada na terça-feira (13), lotou o Grande Auditório da Reitoria e ofereceu uma “Capacitação para a não revitimização de crianças e adolescentes: saber é cuidar”, para os estudantes de todas as licenciaturas do período noturno no Campus Central. “A responsabilidade de vocês [estudantes de licenciatura] é muito grande, porque vocês vão ter muito contato com a ponta”, completa.

“Pelo menos metade de nós já teve contato com uma criança ou adolescente vítima de violência e não soube identificar”, apontou Camila Vanessa Sviech, presidente da Comissão Interinstitucional de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes (Ceves). A capacitação foi ministrada pelas assistentes sociais Kimberli Juliana dos Santos e Ana Julia Nogari de Castro. “O conteúdo são os sinais de violência, o processo de acolhida de revelação espontânea de crianças que sofrem ou testemunham violência. A capacitação nos apresenta esse conteúdo e divulga o fluxo de atendimento dessas crianças e adolescentes”, detalha a coordenadora do evento, a professora Danuta Cantoia Luiz.

Na quinta-feira (16), a mesma capacitação foi ofertada no Campus Uvaranas. A semana também contou com palestras, a construção de um jardim no Campus Central, oficinas com escolas estaduais em parceria com o Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e Adolescência (Neddij), panfletagens e uma ação com o Núcleo de Estudos da Violência Intafamiliar (Nevim) em Itaiacoca.

Texto e fotos: William Clarindo